Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Guia desenvolvido pela ABDI oferece informações sobre instrumentos de desenvolvimento industrial

Fonte: Assessoria de Comunicação Social ABDI
 
Empresários interessados em informações sobre linhas de financiamento, apoio técnico, incentivos à inovação e à exportação, além de defesa comercial e incentivos e desonerações podem contar com uma nova ferramenta de busca online, simples e gratuita – o Guia de Instrumentos de Apoio ao Desenvolvimento Industrial.
 
Criado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Guia – uma ferramenta de consulta que leva em conta as características de cada empresa e está em fase experimental – foi lançado durante o 6º Encontro Nacional da Indústria (6º Enai), em São Paulo, nos dias 26 e 27 de outubro de 2011.
 
“O Guia reúne os instrumentos de desenvolvimento industrial de vários órgãos e instituições públicas para estimular a inovação e a competitividade da indústria nacional, foco do Plano Brasil Maior. É uma ferramenta de consulta muito útil para empresários e representantes de empresas, já que o resultado é oferecido de acordo com o perfil selecionado. A grande inovação do guia eletrônico é remeter a busca ao link específico do instrumento, e não a um documento estático ou ao site institucional geral. Isso possibilita ganho de tempo, eficiência e atualização na busca dos mecanismos que atendam as demandas dos empresários”, explica o presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos.
 
Entre os instrumentos disponíveis estão linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como o Pro-P&G, o Profarma, o Prosoft, o Pro-Aeronáutica e o Proplástico, além de instrumentos de apoio à inovação oferecidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), como o Programa Inovar, o Juro Zero e o Inova Brasil, entre outros.
 
As formas de acesso ao Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que será extendido até 2012, com a inclusão de novos setores e programas e o novo Fundo de Financiamento para Exportação (Proex Financiamento), também podem ser acessadas por meio do Guia.
 
Os resultados das consultas do site direcionam para mecanismos oferecidos em âmbito federal, regional e estadual e podem ser visualizados de forma interativa e prática. Após informar a localização da empresa, setor de atividade, porte do negócio e demanda específica, serão apresentados os benefícios mais adequados e o órgão responsável pelo instrumento.
 
Para conhecer o site, acesse: http://guia.abdi.com.br
 
Plano Brasil Maior
 
Os instrumentos do Guia contemplam medidas do Plano Brasil Maior, a nova política industrial brasileira que envolve a participação de vários ministérios e órgãos do governo federal. Essas iniciativas e programas resultam em um esforço integrado e abrangente para o desenvolvimento sustentável, a ampliação de mercados, o adensamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor e a criação e o fortalecimento de competências críticas nas empresas industriais brasileiras.