Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

1º Prêmio Diáspora Brasil divulga finalistas

Brasília, 19/05/14 – Concluído o processo de avaliação preliminar, o 1º Prêmio Diáspora Brasil – O Talento Brasileiro no Mundo – divulga os nomes dos 25 profissionais brasileiros selecionados como finalistas nas diversas categorias.  O anúncio dos premiados, bem como a solenidade de entrega dos troféus e dos diplomas de reconhecimento, ocorrerá no dia 28 de maio, às 10h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, seguido de um almoço de negócios com os premiados, comissão julgadora, autoridades e convidados.

O prêmio avaliará duas categorias e concederá duas menções honrosas. A categoria 1 premiará os profissionais do ano para os setores de tecnologias de informação e comunicação e do complexo da saúde. A categoria 2 premiará os destaques da Rede Diáspora, com o objetivo de reconhecer os esforços de profissionais que contribuíram para o fortalecimento, mobilização de novos membros, visibilidade e fortalecimento da Rede Diáspora Brasil, bem como contribuíram na identificação de oportunidades de negócios e de projetos com o Brasil.

Já a menção honrosa visa à expansão da Rede Diáspora Brasil junto às comunidades brasileiras no exterior e à divulgação do notório saber e esforço individual de talentos brasileiros no exterior que colaboram concretamente para elevar o patamar tecnológico, científico e de negócios brasileiro, e que contribuem com a imagem do Brasil no exterior.

No dia seguinte à solenidade de premiação, a Rede Diáspora Brasil realizará, também em Brasília e no escopo da premiação, um workshop para apresentação de experiências e contribuições da diáspora para a formulação de políticas públicas.

A lista dos finalistas encontra-se abaixo:

CATEGORIA 1 – Profissionais do Ano – Nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Complexo da Saúde. Serão 2 premiados.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Bernardo Scheinkman
Celso Correa Batalha
Duilia Fernandes de Mello
Vanessa Noronha Tölle
Vitor Fernando Pamplona
 
Complexo da Saúde
Claudio Antônio Pinho Joazeiro
Ivan Gláucio Paulino Lima
Luciane Regina Cavalli
Paula Raffin Pohlmann
Rogério Vivaldi Coelho

CATEGORIA 2 – Destaques Rede Diáspora Brasil – Premia brasileiros que se destacaram nas atividades da Rede. Serão 2 premiados.
 
Cristina Caldas Ramos
Eduardo Couto e Silva
Eliseu Ortega De Oliveira
James P. Locke
Margarise Correa
Marta Martins DeVito
 
Menções Honrosas Diáspora Brasil – Serão 2 homenageados.
Fernanda Viegas
José Almeida
José Nelson Onuchic
Lea T. Grinberg
Marcelo Gleiser
Marcelo Nóbrega
Marcia Castro
Michel C. Nussenzweig
Ramon de Paula

Comissão Julgadora

Integram a comissão julgadora do prêmio a vice-presidente para Assuntos Governamentais e de Políticas Públicas da General Electric (GE) na América Latina, Adriana Machado; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos; o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado (presidente da comissão julgadora); a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Miriam Tendler e o diretor do Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, em Washington, Paulo Sotero Marques.

Sobre a Rede Diáspora Brasil

A Rede Diáspora Brasil é uma iniciativa da ABDI que busca a estruturação de uma rede colaborativa de profissionais brasileiros, para a geração de negócios e de projetos em áreas intensivas em conhecimento e tecnologia. Seu público-alvo corresponde aos executivos, empreendedores, acadêmicos, profissionais das áreas de inovação científica e tecnológica e formadores de opinião brasileiros que residem no exterior, bem como profissionais estrangeiros com afinidades e proximidades com o Brasil.
Assessoria de Comunicação Social ABDI
Ivan Bicudo
imprensa_abdi@abdi.com.br
61 3962-8786