Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Evento internacional analisa cenário mundial de smart grids

Brasília, 23/10/14 - Com o objetivo de analisar os resultados de mapeamentos sobre o setor de redes elétricas inteligentes (smart grids) nacionais e internacionais, além de traçar rumos para essa cadeia produtiva, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizou o Workshop Smart Grid Brasil 2014, entre os dias 20 e 22 de outubro. O evento aconteceu em Brasília, no Palácio do Itamaraty, com apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE).
 
Participaram do encontro cerca de 250 representantes brasileiros e estrangeiros de geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica, de fornecedores e fabricantes de soluções para tecnologias da informação em smart grids, de governo, de institutos e de centros de pesquisa. Além do Brasil, estavam presentes representantes de 14 países: Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Espanha, Itália, França, Holanda, Finlândia,  Estados Unidos, Espanha, Japão, Coreia do Sul e China.
 
“Esse encontro enriquece o conhecimento sobre smart grids. Estamos construindo juntos uma nova realidade”, destacou a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Machado Leal. A diretora lembrou, no entanto, da necessidade de incluir no debate questões como qualidade e segurança cibernética. “Essa é uma preocupação do Brasil e do mundo”.
 
Para o responsável pelo projeto na ABDI, Carlos Frees, o resultado do encontro foi bastante positivo. “Tivemos oportunidade de apresentar o trabalho que está sendo desenvolvido no Brasil e observar como caminham as particularidades de cada país com suas estruturas e metas bem definidas”.
 
Workshop Smart Grid Brasil 2014
O evento apresentou o mapeamento nacional e internacional da cadeia de produtos e serviços de tecnologias da informações e comunicação para smart grids e os resultados do mapeamento de normas, padrões e regulamentos, realizados pela ABDI. Abortou também o mapeamento nacional e internacional dos Diálogos Setoriais, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e promoveu a exposição de casos nacionais e internacionais sobre o desenvolvimento do setor, em parceria com a União Europeia.
 
Acesse aqui as apresentações dos palestrantes.
 
Acesse aqui as fotos do evento.
 
*Com informações do MCTI
 
Assessoria de Comunicação Social ABDI
Rachel Mortari
imprensa_abdi@abdi.com.br
61 3962-8695