Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI entra na reta final de construção do Programa Conexão Startup Indústria

Brasília, 25 de novembro de 2016 – A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) entrou na reta final da construção do Programa Nacional Conexão Startup Indústria: a 2ª rodada da etnografia industrial. Depois de mais um passo dado na validação, ocorrida na quinta-feira (24), durante o ABIMAQ Inova “Startups para uma nova Indústria”, realizado em São Paulo, a equipe da gerência de Inovação se dedicou à observação etnográfica, quando foram selecionadas indústrias importantes no estado, entre elas a Siemens, Braskem, Astra, Natura e Basf.

A pesquisa de observação etnográfica demonstra, de forma estruturada e eficaz, a problemática sobre o tema abordado: a conexão entre startups e indústria. Na sexta (25), foram coletadas informações e percepções e apresentada a proposta do Programa. Para aumentar o índice de sucesso na conexão entre startups e indústrias, a ABDI tem buscado indicativos claros de que ambas estejam alinhadas e dispostas a desenvolverem soluções escaláveis.

De acordo com a gerente de Inovação da ABDI, Elisa Carlos Pereira, o processo de construção do programa tem sido colaborativo e interativo do princípio ao fim. “A intenção da ABDI é identificar as necessidades da indústria e startups, sob a ótica da conexão entre elas, e propor projetos de fomento em conjunto com os players já estabelecidos no mercado”, explicou a gerente.

Ainda, segundo a gerente, a Agência defende a premissa de que startups e indústria podem trabalhar juntas para alavancar a inovação no Brasil. Startups podem ser a ponte para ajudar as indústrias a buscarem novos negócios e a criarem novos produtos resolvendo problemas processuais de forma mais inovadora. 

“A indústria oferece às startups o que elas mais precisam, o acesso ao mercado e co-desenvolvimento.  Enquanto a indústria foca no aumento da eficiência com processos de digitalização, as startups, com seu DNA digital, têm a agilidade, a velocidade, linguagem e metodologias necessárias para compreender o novo consumidor, de um mercado cada vez mais globalizado, e gerar novos modelos de negócios para a indústria brasileira”, acrescentou a gerente.

Para mais informações sobre o Programa Nacional Conexão Startup Indústria: www.conexaostartupindustria.com.br.