Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Inovamin discute caminhos para a inovação na mineração

Brasília, 30 de novembro de 2016 – Com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) realizou, na terça-feira (29), o III Seminário sobre Inovação em Geologia, Mineração e Transformação Mineral - Governo, Empresas e ICTs (III INOVAMIN).

Coordenado pela secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, o evento teve como objetivo ​difundir a cultura da inovação nas empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s) do setor mineral pela divulgação e reflexão sobre ​instrumentos, programas e ações governamentais no apoio à Pesquisa Científica, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em empresas e dos seus usos pelas empresas.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Miguel Nery, participou da mesa de abertura, oportunidade em que comentou a importância da inovação para a indústria de mineração, particularmente nos investimentos em modernização de processos. "O Brasil deve aproveitar a sua condição de produtor de commodities e desenvolver toda a cadeia de fornecedores, com desenvolvimento tecnológico e inovação, no sentido de se posicionar como o grande player global em bens e serviços de alto valor agregado”, defendeu.

No programa do INOVAMIN, foram discutidos instrumentos, programas e ações de apoio ao setor, como as leis do Bem e a Rouanet CTI, as subvenções econômicas, Inova Mineral, Ciência sem Fronteiras, TI Maior, Pesquisador na Empresa, PNI, Embrapii, Sibratec, entre outros.  

Em um segundo painel, foram apresentados casos brasileiros e internacionais de parceria público-privada no fomento e financiamento de PDI na área de Geologia, Mineração e Tecnologia Mineral.

Já, no terceiro e último painel, ​coordenado pelo diretor Miguel Nery, foram discutidas algumas experiências em investimentos e desenvolvimento de programas, ações e projetos de CTI por empresas ou pela cooperação entre os ICT’s e as empresas no setor mineral. 

Ainda no seminário, foram apresentadas propostas, sugestões e subsídios para aperfeiçoar ou criar novos mecanismos de incentivo à inovação nas empresas do setor mineral, e foram discutidas as lições aprendidas a partir das avaliações de resultados.