Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI participa do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às Cidades Inteligentes

Brasília, 09 de dezembro de 2016 – Empresários, parlamentares, gestores públicos e privados se reuniram, na quinta-feira (07), para lançar a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A Frente, presidida pelo deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP), tem como objetivo construir um Programa Nacional de Cidades Inteligentes, promover a divulgação e atualização dos conceitos, catalogar experiências bem-sucedidas no Brasil e no mundo e usar esses casos, como exemplos motivadores e transformadores das cidades brasileiras. “Isso vai permitir que possamos utilizar um novo conceito de indústria num futuro próximo. Por meio da internet das coisas, o Brasil poderá gerar recursos de forma mais eficiente e sustentável, melhorar a economia e a competitividade do Brasil”, aponta Lippi.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi representada pelo especialista em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), Carlos Frees. “Consciente da importância das Cidades Inteligentes para o desenvolvimento da indústria fornecedora de novos negócios, da inovação, da geração de empregos e da modernização dos municípios no Brasil, a meta da Agência é sair da teoria para a prática. Em parceria com o Inmetro, queremos criar um ambiente de demonstração de tecnologias para as Cidades Inteligentes, um ambiente que permita qualificação de produtos competitivos e a visibilidade pelos municípios demandantes”, adiantou o especialista.

Além da ABDI, o Programa conta com parceiros estratégicos como a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Instituto Smart City Business e o SindiTelebrasil. Também estiveram no evento a chefe do Gabinete da Presidência da ABDI, Tainá Serra Pimentel, e o Assessor Especial, Neuri Luiz Mantovani.

Saiba mais

A cidade caracterizada como ‘inteligente e humana’ tem como foco fornecer grandes benefícios para a população em termos de qualidade de vida, de saúde, de segurança e de informação. Inteligentes e humanas, as cidades conquistam alto nível de equalização e retorno social pela aplicação de tecnologias de informação e comunicação em um ambiente integrado por uma gestão pública centralizada.  

Nesse formato, o cidadão é agente integrante e coopera com a gestão pública, ao poder participar, acompanhar, fiscalizar e contribuir com a melhora dos serviços públicos. 

As iniciativas de cidades inteligentes e humanas começaram a se amplificar no Brasil em 2014, em setores como: iluminação pública, redes inteligentes integrando o controle de água, gás e energia, sistemas complexos e infraestrutura de comunicação (Internet e telefonia), além de edifícios e bairros inteligentes.

Para mais informações sobre Cidades Inteligentes, clique aqui.

Assessoria de Comunicação
Júlia Ballarini
(61)3962-8519
imprensa@abdi.com.br