Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI lança a pesquisa Made in BraSil

Brasília, 24 de março de 2017 – Já está disponível no Portal da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no link ‘Estudos’, a segunda edição da pesquisa Made in BraSil, com uma análise trimestral da performance do comércio exterior brasileiro. Elaborada pela equipe da Coordenação de Inteligência e Avaliação (Cint), vinculada à Gerência de Governança, a edição apresenta uma avaliação sobre a competitividade da produção nacional, o comércio exterior por setor de atividade e a evolução das projeções para as trocas mundiais.

De acordo com o especialista em Análise Econômica da ABDI, Ricardo L. C. Amorim, o comércio exterior brasileiro sempre ocupou um lugar de destaque nos números da economia brasileira. “Essa importância, no entanto, não se deu, nos últimos anos, por ter favorecido o crescimento da produção. Na verdade, o comércio exterior foi importante porque compensou dificuldades de curto prazo que, agora, precisam ser sanadas”, ponderou o economista.

Com base em vasta pesquisa e em levantamento de dados do comércio exterior, a edição do Made in BraSil analisa os problemas brasileiros sob uma ótica inusual, a partir do trocas internacionais. Ressalta, por exemplo que “o comércio exterior exerceu importante papel de apoio na estabilização de preços na economia brasileira” e esse fenômeno teve repercussões no setor produtivo que, ainda hoje, observamos, analisa um trecho do estudo.

O documento também apresenta dados sobre as trocas internacionais dos principais setores produtivos do país e chama a atenção para as diferenças com países que conseguiram realizar o salto para o desenvolvimento. A pesquisa traz, ao final, observações sobre a evolução das projeções de comércio mundial e das trocas internacionais de algumas das mais importantes economias do globo.

A equipe responsável pelo Made in BraSil é formada pelo coordenador de Inteligência e Avaliação, Rogério Araújo, pelos especialistas Carlos Henrique Silva, Raphael Ribeiro e Ricardo L. C. Amorim, e pela estagiária Ana Carolina Nogueira.

Para acessar a publicação Made in BraSil, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação
Bruna de Castro
(61)3962-8687
imprensa@abdi.com.br