Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI e Sorriso/MT iniciam instalação de núcleo de produtividade e inovação no município

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, recebeu ontem, 28, na sede da Agência, uma comitiva do município de Sorriso, no Mato Grosso, liderada pelo prefeito Ari Lafin. A cidade, conhecida como a capital brasileira do agronegócio, será um dos cinco núcleos da Rede Nacional de Produtividade e Inovação – Renapi no país. No encontro, Guto e o prefeito firmaram um documento de “manifestação de interesse” para o desenvolvimento de parceria entre a ABDI, a Prefeitura de Sorriso.

“Sorriso reúne condições propícias para esta parceria, sobretudo com a criação do Parque Tecnológico, iniciativa que conta com o apoio da ABDI. A cidade possui, também, disposição e capacidade de liderar o desenvolvimento regional, agregando os municípios vizinhos”, declarou Guto.

O coordenador da Renapi, Roberto Pedreira, reafirmou que a escolha de Sorriso se deu devido às características encontradas para viabilizar o desenvolvimento regional. “Estivemos no município e conhecemos o setor produtivo. Temos possibilidade de elevar o patamar da produção e das exportações da região, agregando valor e fortalecendo a competitividade da soja, piscicultura e leguminosas”, disse.

A partir da assinatura da “manifestação de interesse”, o próximo passo é a elaboração do plano de trabalho pelos técnicos da ABDI e do município. Ainda em abril, um evento será realizado em Sorriso para formalizar a parceria, apresentar o plano de trabalho e iniciar a execução dos projetos. O presidente da ABDI destacou a importância da articulação entre todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal –, iniciativa privada e academia. “Não há como pensar o desenvolvimento sem trabalhar em conjunto.”

Ari Lafin falou sobre as expectativas da região com esta parceria. “Temos trabalhado com a Fundação Sorriso em investimentos diretos no Parque Tecnológico. A Agência vem para possibilitar o desenvolvimento de tecnologias não só no município de Sorriso, mas em toda a região, que abrange outros 15 municípios. Além disso, com a ampliação de linhas aéreas do aeroporto hoje estamos muito mais interligados com a capital federal”, afirmou o prefeito.

Acompanharam o prefeito o deputado federal (suplente) Ederson Dal Molin, o diretor executivo do Parque Tecnólogico de Sorriso, Afrânio Cesar Migliari, o secretário de Cidade de Sorriso, Leonardo Zanchetta, o chefe de gabinete da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco, Marcio Scatena Villar, o professor Claudir Von Dentz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, e o empresário Leandro Lodéa, da LC Sementes.

Renapi

A Rede Nacional de Produtividade e Inovação – Renapi, programa de desenvolvimento produtivo regional da ABDI, atua diretamente nos territórios, articulando os atores locais e auxiliando na resolução de gargalos produtivos. Por meio da Renapi, a ABDI apoia a formulação e execução de estratégias estaduais e locais de fortalecimento e/ou desenvolvimento de suas prioridades setoriais e a implementação de projetos voltados à melhoria da produtividade e da inovação, à geração de inteligência competitiva e à disseminação de boas práticas de gestão.

Em 2017, está em negociação a abertura de cinco Núcleos Renapi/ABDI no país, localizados nos estados de Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia.