Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI discute produtos de terapias avançadas e novas tecnologias utilizando células humanas

Brasília, 05 de maio de 2017 – A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promove, nos dias 8 e 9 de maio, o Seminário Internacional de Produtos de Terapias Avançadas e Novas Tecnologias utilizando células humanas. Realizado em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na sede da ABDI, o seminário tem o objetivo de discutir uma regulamentação que permita o avanço das tecnologias da fronteira do conhecimento na área de saúde, tais como as terapias gênica e celular, a bioengenharia de tecidos e seus benefícios aos pacientes de doenças crônico-degenerativas.

Durante os dois dias de seminário, as discussões serão divididas em cinco painéis: ensaios pré-clínicos; ensaios clínicos; boas práticas de produção, análise e registro de produtos; novas tecnologias utilizando células humanas e seus desafios regulatórios; avanços na regulamentação das terapias avançadas no Brasil. Participarão da abertura do seminário o diretor de Desenvolvimento Produtivo da ABDI, Miguel Nery, o diretor de Autorização de Registros Sanitários da Anvisa, Fernando Mendes Garcia Neto, e o consultor técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Augusto Barbosa Junior.

Segundo a especialista em Projetos, Cleila Pimenta, essas terapias visam promover um efeito benéfico regenerativo ou protetor aos pacientes de doenças crônicas. “A partir da regulamentação dessas tecnologias, o Brasil deverá vivenciar um enorme avanço da indústria do complexo da saúde nessa área, que está em franco desenvolvimento. Isso também abrirá caminho para novas descobertas, inclusive por empresas nascentes inovadoras”, adiantou Cleila, ao citar as startups Pluricell e Tismoo, que já vêm desenvolvendo pesquisas utilizando células humanas.

Especialistas, pesquisadores e técnicos da Anvisa, dos ministérios da Saúde (MS), de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Advocacia Geral da União (AGU), de universidades brasileiras, do Inmetro, da Fiocruz, da ABDI, além de representantes de empresas e startups nacionais e internacionais participarão das discussões do Seminário.

Confira a programação do Seminário Internacional.

Serviço

Seminário Internacional sobre Produtos de Terapias Avançadas
Dias 8 e 9 de maio, das 9h às 18h
Edifício sede da ABDI e transmissão on-line pelo canal da ABDI no Youtube
Informações pelo telefone (61)3962-8700

Assessoria de Comunicação
Bruna de Castro
(61) 3962-8700
imprensa@abdi.com.br