Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI apresenta, em Curitiba, projeto para Cidades Inteligentes

Brasília, 19 de maio de 2017 – De 22 a 24 de maio, a cidade de Curitiba será sede do maior congresso de smart cities da América Latina. O Smart City Business America Congress & Expo 2017 vai reunir, no Expo Unimed, até quatro mil pessoas, entre empresários, gestores e especialistas em inovação, prefeitos, secretários municipais, CEOs e gerentes de grandes empresas, engenheiros e pesquisadores.

Apoiadora do evento, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentará o projeto de criação do "Ambiente de Demonstração de Tecnologias de Cidades Inteligentes", realizado em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Coordenada pelo especialista em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), Carlos Frees, a apresentação será realizada durante Reunião Estratégica na quarta-feira (24), das 9h às 10h30.

Frees adianta que, para viabilizar a demonstração e avaliação das tecnologias desenvolvidas no Brasil, será instalado um ambiente real no campus do Inmetro, em Xerém (RJ), onde será possível a integração de diferentes produtos e soluções, permitindo testar, avaliar e qualificar estes produtos e soluções quanto às questões de interoperabilidade, segurança, desempenho, entre outros quesitos. “Os resultados dos testes subsidiarão a definição de programas de conformidade para tecnologias voltadas para Cidades Inteligentes, além de propostas de medidas para estímulo do mercado e o desenvolvimento das indústrias”, afirmou, ao ressaltar que “a participação da ABDI no Congresso é bastante oportuna para apresentar e discutir o projeto diretamente com a indústria de TIC”.

Ao longo de três dias, o público poderá acompanhar dezenas de painéis, sessões plenárias, reuniões estratégicas e eventos de relacionamento. O pátio de exposição vai apresentar protótipos de inovações em áreas como mobilidade urbana, planejamento urbano, construção, segurança, saúde, educação e energia, entre outros. (Confira abaixo as participações da ABDI no Smart City Business America Congress & Expo 2017).

Cidades Inteligentes ​

O conceito de smart cities ou cidades inteligentes se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Durante o congresso, o poder público vai discutir com as empresas desenvolvedoras e debater propostas para alavancar esses investimentos.

Sobre a ABDI e o projeto Cidades Inteligentes

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) surgiu no momento de retomada das políticas públicas de incentivo à indústria, em 2004, e se legitimou com órgão articulador dos diversos atores envolvidos na execução da política industrial brasileira.

Em mais de uma década de atuação, sob a supervisão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a ABDI é a única agência de inteligência do governo federal para o setor produtivo e oferece à indústria completa estrutura para a construção de agendas de ações setoriais e para os avanços no ambiente institucional, regulatório e de inovação no Brasil, por meio da produção de estudos conjunturais, estratégicos e tecnológicos.

No âmbito do projeto Cidades Inteligentes, a ABDI coordena um Grupo de Trabalho Governamental para discussão e desenvolvimento das Cidades Inteligentes com a participação de entidades públicas e privadas. A Agência atua, ainda, como entidade consultiva para a Frente Parlamentar de apoio ao desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Humanas, no Congresso Nacional.

Também é entidade participante do comitê consultivo da Câmara de IoT, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de apoiar e desenvolver projetos estratégicos de Cidades Inteligentes e TecnoFabLabs de IoT no Brasil.

Para mais informações sobre o projeto Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, entre em contato pelo e-mail CidadesInteligentes@abdi.com.br.

Saiba mais em www.abdi.com.br.

Mais informações sobre o evento no site www.smartcitybusiness.com.br/2017.

Confira a participação da ABDI no congresso Smart Cities Business America Congress & Expo 2017

Dia 22/05

11h – 12h30 - Reunião estratégica – Segurança – Blockchains e Segurança Cibernética.
16h – 17h30 - Painel – Segurança – Infraestrutura Digital: A encruzilhada Invisível | Sala 04

Dia 23/05

9h – 10h30 Painel – TIC e APL – Sustentabilidade municipal a partir das tecnologias de Smart City | Sala 03.
14h – 15h30 Painel – APLs – Rede de Colaboração Empresa-Academia-Governo para o desenvolvimento de políticas para as Cidades Inteligentes | Sala 06.
16h – 18h Reunião Estratégica – Energia e IP - A importância da medição legal e pontual da iluminação pública para o modelo de negócio das PPP’s e para a implementação das tecnologias de cidade inteligente. | Reunião Estratégica.
9h – 10h30 Apresentação do Programa Nacional Conexão Startup-Indústria | Reunião Estratégica – Coordenação on-line da técnica Maria Olívia Brandão e coordenação local de 
Valmir Fleischmann, da Virtual CAE, com a participação de startups e indústrias.

Dia 24/05

         9h – 10h30 Reunião Estratégica – APL – Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes ABDI/INMETRO I Reunião                      Estratégica.

         14h – 15h30 Reunião Estratégica – APL – Reunião do GT Governamental de Cidades Inteligentes I Reunião Estratégia.

         11h – 13h Reunião estratégica – TIC e StartUp – Como os APLs e Startups podem contribuir com soluções para Cidades Inteligentes em                           pequenos municípios? | Reunião Estratégica.

          Assessoria de Comunicação
          Bruna de Castro
          (61) 3962-8700
          imprensa@abdi.com.br