Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Construção Industrializada é tema de seminário no Sobratema Summit 2017

Brasília, 08 de junho de 2017 – Um dos temas que estará em discussão no Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, é a construção industrializada. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o evento será realizado no dia 9 de junho, a partir das 9h, em São Paulo.

O seminário Construção Industrializada tem o objetivo de apresentar as principais ações que estão sendo desenvolvidas dentro da agenda do governo federal para estimular a industrialização da construção no país. Essa agenda é liderada pela ABDI no âmbito do Grupo de Trabalho - Construção Industrializada (GT-CI), que conta com a participação e apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Caixa Econômica Federal (CEF) e diversas entidades do setor relacionadas aos sistemas construtivos industrializados.

Durante o evento, serão discutidos os principais conceitos e inovações apresentados no Manual da Construção Industrializada, publicação lançada pela ABDI com o apoio do GT-CI no final de 2015, com informações fundamentais sobre as atividades de planejamento, contratação, fiscalização e aceitação dos sistemas construtivos industrializados. “O Manual já se consolidou como ferramenta prática de consulta e orientação na contratação de soluções em sistemas construtivos industrializados. A publicação, que já registrou mais de 2 mil downloads, constitui um marco referencial da ação articulada e coordenada entre governo e setor privado para fazer frente ao desafio de avançar com a construção civil brasileira rumo à industrialização, objetivando ganhos de produtividade, inovação e competitividade”, avalia o presidente da ABDI, Guto Ferreira.

Para o coordenador de Difusão Tecnológica da ABDI, Claudionel Leite, o Manual trouxe um novo paradigma, uma nova reflexão sobre a construção civil no Brasil, tanto em obras públicas, quanto privadas. “Nosso objetivo, no seminário, é promover uma discussão sobre a industrialização da construção, com foco na difusão dos Sistemas Construtivos Industrializados (SCI), abordando ainda temas e tecnologias pertinentes, como a coordenação modular e o Building Information Modeling (BIM)”, ressaltou o coordenador, que irá representar a ABDI no painel “Ações do Governo para estimular a Construção Industrializada no Brasil”.

Segundo o presidente da Abramat, Walter Cover, a industrialização da construção é fundamental para o desenvolvimento do setor no país, por trazer ganhos de produtividade aliados a ganhos de qualidade, sustentabilidade e melhoria das condições de trabalho, além de estimular a inovação nos processos e soluções tecnológicas. “A Abramat e as entidades do setor estão atentas a todas as oportunidades para divulgação deste tema, em ações conjuntas, como no Sobratema Summit, um evento de grande relevância para o setor da construção”, disse.

A programação do seminário Construção Industrializada está dividida em duas etapas. Na primeira, haverá a apresentação de representantes da ABDI e MDIC sobre o atual estágio e próximas ações previstas relacionadas ao tema. Na segunda parte, as entidades do setor ministrarão palestras sobre os cinco tipos de sistemas construtivos industrializados para vedações e estruturas que foram incluídos no primeiro volume do Manual de Construção Industrializada.

Sobratema Summit 2017

Considerado o maior evento de conteúdo do mercado da construção e da área do meio ambiente, o Sobratema Summit 2017 irá reunir renomados especialistas e profissionais do Brasil e do exterior que trarão informações atualizadas para embasar decisões importantes de empresários, executivos, engenheiros, arquitetos, projetistas, profissionais, pesquisadores e acadêmicos e de representantes da administração pública, especialmente, dos municípios (prefeitos, secretários, vereadores, entre outros).

A Semana das Tecnologias Integradas contará também com a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia; a Construction Expo 2017 – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos; e a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.

Para conferir a programação completa do Sobratema, que acontece de 7 a 9 de junho, no São Paulo Expo - Exhibition & Convention Center, clique aqui.

Assessoria de Comunicação
Bruna de Castro
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br