Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI e MDIC encerram ciclo de debates sobre os Guias BIM

Brasília, 06 de julho de 2017 - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) realizam, nesta quinta-feira (06), a última reunião de debates sobre os Guias Building Information Modeling (BIM). Com apoio da Eletrobrás, o encontro, realizado no Rio de Janeiro, visa obter contribuições aos textos do Guia 4, que trata da Contratação e Elaboração de Projetos BIM na Arquitetura e Engenharia, e do Guia 5, que apresenta a Avaliação e Desempenho Energético de Projetos BIM.

Com uma linguagem técnica, objetiva e até didática, a coleção consolida boas práticas para os processos de projetos BIM e visa orientar os diversos agentes envolvidos da cadeia produtiva da construção civil, públicos e privados. Além dos volumes em avaliação, a coletânea, coordenada pela ABDI e MDIC, contempla mais quatro guias abordando fundamentos, conceitos, normalização e classificação de componentes, orçamentação e quantificação, entre outros.

O BIM é a tecnologia de modelagem virtual parametrizada dos componentes e sistemas aplicados numa edificação. Segundo o coordenador de Difusão Tecnológica da Agência, Claudionel Leite, o BIM permite a acurácia do projeto, a redução de prazos e custos, simulações e correções prévias à construção. “Além disso, a modelagem virtual da construção promove maior transparência e controle de toda informação física, financeira e de desempenho do empreendimento em todo o seu ciclo de vida. É uma tecnologia essencial para elevar a produtividade do setor da construção civil”, ressaltou o coordenador. 

A construção dos Guias BIM tem alcançado uma intensa participação dos diversos agentes envolvidos, como acadêmicos, especialistas, projetistas, engenheiros, construtores, fabricantes, desenvolvedores de softwares e contratantes (públicos e privados). 

Na fase inicial do projeto, foram realizadas pesquisas e elaborados os textos preliminares submetidos à consulta aberta via web. Depois de passar por São Paulo e Brasília, o ciclo de reuniões finaliza as etapas de contribuições e consolidação dos textos no Rio de Janeiro. A coleção de Guias BIM ABDI-MDIC deve ser lançada em outubro de 2017.

Além dos Guias BIM, a ABDI e MDIC atuam em outras iniciativas de promoção e difusão do BIM e da construção industrializada no Brasil, como o apoio à normalização e a concepção e ativação da Plataforma BIM, na web, que também tem previsão de lançamento no segundo semestre.

Assessoria de Comunicação
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br