Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI apresenta Laboratório de Varejo em Belo Horizonte

Projeto é uma iniciativa da ABDI, ABF e MDIC e fez parte da programação do Roadshow Brasilshop 2017

Brasília, 6 de julho de 2017 – Aconteceu ontem, 5, em Belo Horizonte, a segunda participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI no Roadshow Brasilshop 2017, realização da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping – Alshop, com o patrocínio da Agência. O evento, que é itinerante e já passou por outras capitais, reúne grandes empresários e especialistas nos setores de varejo, franquia e consumo do país.

O coordenador de Comércio e Serviços da ABDI, Eduardo Tosta, apresentou o Laboratório de Varejo, iniciativa da ABDI em parceria com a Associação Brasileira de Franchising – ABF e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O Laboratório será instalado em São Paulo até o final do ano, na sede da ABF, e deverá contribuir para a melhoria do ecossistema de inovação do varejo brasileiro, conectando lojistas, investidores, empreendedores, governo, indústria e outros atores relevantes no setor.

Tosta destaca que “a pertinência da instalação de um Laboratório de Varejo, sobretudo em momento de crise econômica, se verifica, entre outros aspectos, na redução dos custos de estrutura física própria para inovar e na capacidade de dar respostas rápidas às oportunidades do mercado”. O espaço também propicia ferramentas capazes de realizar leituras profundas quanto ao comportamento do consumidor e, assim, antecipar oportunidades e conceber produtos e serviços que possam atender o mercado de modo mais acertado. Um reflexo imediato deste modelo é a redução de perdas no setor, uma vez que será um ambiente controlado de validação e testagem. “Novas empresas poderão surgir desta experiência, dentro do estímulo à cultura empreendedora, e outras poderão diversificar seus negócios e até mesmo receber um impulso para sua inserção internacional”, aposta Eduardo Tosta.

O conceito de Laboratório de Varejo é utilizado por vários países como forma de impulsionar a competitividade do setor por meio da inovação em processos e produtos. Em geral, são espaços compartilhados (coworkings) que se assemelham a centros de pesquisa, onde é possível desenvolver e aplicar as mais diversas tecnologias, analisar e validar as relações entre consumidores, produtos, ambientes e processos do varejo, além de trazer melhorias em todo o processo de exposição, produção e método de negócio do setor.

O Laboratório de Varejo foi desenhado com base em debates no Fórum de Competitividade do Varejo, que acontece na Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, e outras interlocuções com entidades representativas do setor, além da realização de um grande benchmark nacional e internacional e de sondagens junto a entidades nacionais e empresas do setor a respeito do uso de tecnologias inovadoras e desenvolvimento de soluções para o varejo.

Varejo

O comércio já responde por 12% do PIB brasileiro e, desse total, 43% são representados pelo comércio varejista. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, o varejo fechou com crescimento real, ou seja, descontada a inflação, de 1,9% no varejo restrito, na comparação abril de 2017 contra abril de 2016, interrompendo 24 meses de taxas negativas consecutivas. O indicador IAV-IDV fechou em 0,6% para o mês.

A próxima edição do evento acontecerá em Guarulhos, no dia 11 de julho, também com o patrocínio da ABDI.