Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Presidente da ABDI recebe Embaixador do México

Brasília, 15 de agosto de 2017- O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, recebeu na terça-feira (15), o embaixador do México no Brasil, Salvador Arriola.

Durante a visita de cortesia, o chanceler ressaltou a importância da relação comercial entre os dois países “Brasil e México são nações com muitas semelhanças e complementaridades. Especialmente na indústria, os setores automotivo e de saúde apresentam oportunidades significativas de comércio bilateral”, afirmou o embaixador. Segundo ele, a Embaixada deverá organizar, ainda em 2017, um seminário Brasil-México para debater temas estratégicos para a competitividade.

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, sugeriu que o tema central do evento seja em torno da indústria 4.0, com foco nos setores automotivo, de saúde, design, cidades inteligentes e competitividade das micro e pequenas empresas. “Brasil e México são as maiores economias da América Latina e apresentam um enorme potencial para acordos de cooperação nessas áreas”, observou Ferreira, ao sugerir, inclusive, a criação, pelo México, de uma agência de desenvolvimento da indústria, a exemplo da ABDI.

Acordo automotivo

Em março de 2015, Brasil e México assinaram a renovação, até 2019, do acordo automotivo entre os países. A renovação permitia que o comércio de veículos automotivos leves entre ambos chegasse a US$ 1,56 bilhão, sem a necessidade do pagamento de impostos de importação. Esse valor foi válido para o primeiro ano. Depois, foi reajustado, anualmente, em 3%.

De acordo com a Anfavea – associação que representa as montadoras de veículos no Brasil –, as exportações de veículos produzidos no país, no primeiro quadrimestre de 2017, alcançou 232.192 unidades. Desse total, 13% foram vendidos para o México.

Assessoria de Comunicação
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br