Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Indústria 4.0 é tema de workshops e consultoria em São Paulo

Mais de 250 empresas serão capacitadas no conceito de manufatura avançada na capital,
em Campinas, São Caetano e Sertãozinho durante o mês de novembro

Brasília, 07 de novembro de 2017 – Começou hoje, 7, em São Paulo, a série de workshops “Rumo à Indústria 4.0”, realizada em parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de São Paulo (Senai-SP). Os eventos acontecerão nas Unidades do Senai no município de São Paulo (dia 7), Campinas (dia 9), São Caetano (dia 23) e Sertãozinho (dia 28) e trabalharão setores importantes para cada região, como metalmecânico, alimentos, têxtil, plástico, equipamentos médicos e cosméticos.

“A indústria 4.0 representa uma transformação da atividade industrial produtiva com foco na otimização de processos produtivos, organizacionais e de negócios. Os workshops têm o objetivo de difundir o conceito e a necessidade de engajamento da indústria nessa transformação para elevar a competitividade e obter impactos econômicos, sociais e ambientais”, explica Valdênio Araújo, especialista da Coordenação de Inovação e Indústria de Alto Impacto da ABDI.

Os encontros dão sequência ao acordo de cooperação firmado entre os órgãos em setembro, em evento que reuniu empresários, pesquisadores, acadêmicos e profissionais que lidam com inovação, além de representantes do governo e de entidades de classe, na sede da Fiesp.

No total, cerca de 250 empresas deverão participar dos workshops, selecionadas com base nos setores atendidos por outro programa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil Mais Produtivo (B+P). Em cada encontro, com duração de seis horas, serão abordados os conceitos, o panorama global e nacional sobre a manufatura avançada, os desafios, oportunidades e perspectivas para a indústria. N aparte da tarde, as empresas serão separadas por setor, momento em que conhecerão cases de sucesso e passarão por um diagnóstico setorial para a determinação do índice de maturidade das empresas. Após cada evento, as empresas receberão relatório com o seu nível de maturidade e o road map. A consultoria se completa com a oferta de capacitação em Manufatura Avançada (Indústria 4.0), Eficiência Energética, Digitalização e Conectividade, cursos previstos no programa B+P.

“Estamos de frente para uma revolução que deverá impactar no dia-a-dia não só das empresas, mas de toda a sociedade. O Brasil precisa pensar 4.0, e isso só será possível se a pauta estiver na agenda prioritária do setor produtivo e do governo”, afirmou Guto Ferreira, presidente da ABDI.

Congresso sobre a indústria 4.0

Os workshops fazem parte da preparação das empresas para o 1º Congresso Brasileiro da Indústria 4.0, que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, no Teatro do Sesi, em São Paulo. No primeiro dia, o evento contará com painéis com palestrantes nacionais e internacionais, expositores com apresentação de soluções sobre a indústria 4.0 e balcões de atendimento. No segundo dia, serão realizadas visitas guiadas no Senai  São Caetano.

Inscrições podem ser feitas nos links abaixo, de acordo com a localidade:

São Paulo (capital) – Senai “Mariano Ferraz” – Vila Leopoldina

http://www.fiesp.com.br/agenda/workshop-regional-programa-rumo-industria-4-0-sao-paulosp/

Campinas – Senai “Roberto Mange”

http://www.fiesp.com.br/agenda/workshop-regional-programa-rumo-industria-4-0-regiao-campinas/

São Caetano – Senai “Armando de Arruda Pereira”

http://www.fiesp.com.br/agenda/workshop-regional-programa-rumo-industria-4-0-regiao-sao-caetano-do-sul/

Sertãozinho – Senai “Ettore Zanini”

http://www.fiesp.com.br/agenda/workshop-regional-programa-rumo-industria-4-0-regiao-sertaozinho/

Assessoria de Comunicação
(61)39628700
imprensa@abdi.com.br