Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ESPECIAL BIM: O que é Building Information Modeling?

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) lançam, na quinta-feira (30), às 9h30, a Coletânea Guias BIM ABDI-MDIC. Com uma linguagem técnica, objetiva e até didática, a coleção de seis volumes consolida as boas práticas para os processos de projetos em Building Information Modeling (BIM), em português Modelagem da Informação da Construção, e visa orientar os diversos agentes envolvidos da cadeia produtiva da construção civil, públicos e privados. O coordenador de difusão tecnológica da ABDI, Claudionel Leite, aponta que o BIM ajuda a controlar os gastos da obra.

 

Pergunta: O que é o Building Information Modeling (BIM)?

Claudionel Leite: É um novo processo de planejar e fazer o acompanhamento da obra. Através de um modelo virtual em três dimensões é possível projetar toda a construção no computador antes das atividades começarem no canteiro de obras. Esta modelagem permite evitar erros, quantificar os materiais e organizar a chegada dos insumos à medida que avança a construção. Você tem um controle total do orçamento.

 

Pergunta: Já é aplicado no Brasil?

Claudionel Leite:  A técnica de planejamento começou a ser aplicada no Brasil em 2005. Alguns escritórios de arquitetura e empresas de engenharia iniciariam a montagem de equipes especializadas. O potencial da técnica é melhor utilizado em obras de grande porte, como shoppings, estádios ou hospitais. O Cantareira Norte Shopping em São Paulo, por exemplo, foi um case de sucesso do BIM (link). Não houve acréscimo financeiro na construção por erro na obra, graças ao BIM.

 

Pergunta: Como a ABDI participa da implantação do BIM no Brasil?

Claudionel Leite:  O governo tem um papel fundamental da implantação do BIM. Para as empresas usarem a técnica é preciso ter regras. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) fez um convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para lançar regras de uso. Até o momento, já foram editadas seis normas. A ABDI comanda um grupo de trabalho com outros órgãos do governo e com membros da indústria da construção, para implantar o BIM no Brasil. Estamos lançando uma plataforma que vai auxiliar os profissionais. Lá será possível adquirir normas, consultar parâmetros e ter acesso a uma biblioteca de peças para a construção. Esta biblioteca é importante porque os projetistas poderão colocar os materiais no projeto, sem precisar montá-los antes.

 

Veja mais:


ESPECIAL BIM: Formação de biblioteca deve ajudar indústria da construção


ESPECIAL BIM: Construção com erro zero


ABDI e MDIC lançam Coletânea Guias BIM


Está no ar o Catálogo de Normas da ABDI-ABNT