Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Coletânea Guias BIM apresenta inovação e boas práticas na construção civil

Brasília, 30 de novembro de 2017 – O setor da construção civil já pode contar com um aliado de peso para alcançar maior controle e precisão dos processos das obras, otimizar os prazos, reduzir os desperdícios e promover transparência em todo o ciclo de vida do empreendimento. Já está disponível no site da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) a coletânea Guias BIM ABDI-MDIC, composta por seis volumes que consolidam as boas práticas para os processos em Building Information Modeling (BIM) no Brasil. Para fazer o download gratuitamente, basta preencher um pequeno cadastro.

Durante a cerimônia de lançamento, realizada na quinta-feira (30), no auditório do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o presidente da ABDI, Guto Ferreira, ressaltou a importância da publicação e cumprimentou a equipe envolvida com o trabalho, que durou mais de um ano. “Estamos discutindo o futuro da construção civil no Brasil. A coletânea Guias BIM reúne o que há de mais importante para o ganho de produtividade e inovação de qualquer setor produtivo: integra pessoas, processos, tecnologias e procedimentos. É um processo disruptivo e uma quebra importante de cultura”, salientou Ferreira, ao frisar que a modelagem virtual do BIM “promove maior precisão, reduz futuras correções e custos e, sobretudo, garante maior controle e transparência nas obras públicas e privadas”.

Representando o ministro Marcos Pereira, o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, afirmou que a coletânea dá início à consolidação da Estratégia BIM no Brasil. “Internamente, a coletânea confirma que a ABDI e o MDIC são parceiros e estão alinhados e integrados na busca de políticas públicas voltadas para a produtividade e competitividade do setor produtivo brasileiro”, pontuou.

Já, do ponto de vista externo, Calvet destacou o impacto positivo e direto para a construção civil no Brasil. “Fortalecer e apoiar a construção civil é atacar diretamente os níveis de desemprego, já que, historicamente, esse é um setor que gera muito emprego e renda e movimenta uma longa cadeia produtiva. Além disso, o mérito do BIM é reduzir a necessidade de custos extraordinários, de aditivos, dá mais agilidade, transparência e controle. Um ganho não só para o governo, mas para toda a sociedade”, frisou, ao lembrar que o lançamento da coletânea Guias BIM ABDI-MDIC é o primeiro passo para a consolidação da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil, que deverá ser lançada ainda no primeiro semestre de 2018.

Durante a cerimônia, o representante da consultoria contratada para a elaboração dos Guias, Sérgio Leusin, fez uma apresentação dos seis livros que compõem a coleção. “A coletânea é um trabalho totalmente colaborativo e apresenta o que há de mais inovador e preciso nas técnicas de BIM. Ao longo do último ano, recebemos mais de mil contribuições de todo o país, tudo para integrar as melhores técnicas em tecnologia da construção, com pessoas, processos e procedimentos”, explicou o consultor.

Participaram do lançamento da Coletânea cerca de 60 convidados entre arquitetos, engenheiros, profissionais de entidades representativas do setor da construção civil, membros do Exército Brasileiro, além de especialistas e técnicos do MDIC. Pela ABDI, também acompanharam o lançamento os diretores de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico, Miguel Nery, de Planejamento, Walterson da Costa Ibituruna, a gerente de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico, Cynthia Mattos, e o coordenador de Difusão Tecnológica, Claudionel Leite, responsável pelos Guias BIM.

Guias BIM

O Building Information Modeling (BIM) é a tecnologia de modelagem virtual parametrizada dos componentes e sistemas aplicados numa edificação. A coletânea Guias BIM ABDI-MDIC contempla os fundamentos, conceitos, normalização e classificação de componentes, orçamentação e quantificação de projetos em BIM e visa orientar os diversos agentes envolvidos na cadeia produtiva da construção civil, públicos e privados.

Assessoria de Comunicação
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br