Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI inaugura sede, reúne conselho e aprova metas para 2018

Brasília, 06 de novembro de 2017 - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizou nesta quarta-feira (6), com a presença do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, a última reunião do Conselho Deliberativo no ano. O encontro marcou também a inauguração da nova sede da agência, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), na capital federal. Antes da reunião do conselho, os convidados foram recebidos pelo presidente da ABDI, Guto Ferreira, que apresentou as novas instalações. “A vinda para este novo ambiente significa uma economia anual de R$ 1,6 milhão. Além disso, existe a possibilidade compra do prédio”, destacou. O ministro Marcos Pereira disse que a mudança faz parte da restruturação da Agência. “A ABDI é uma agência estratégica para o setor produtivo. A nova sede ajuda na remodelação e marca seu papel estratégico”, pontuou.

Os integrantes do Conselho Deliberativo da ABDI aprovaram o plano de metas para 2018. Durante a reunião, foram elencados 11 projetos prioritários para o próximo ano. O primeiro da lista é o apoio à modernização do sistema brasileiro de propriedade industrial. A ABDI vai auxiliar na reformulação administrativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

O ministro Marcos Pereira, responsável por conduzir a última reunião do ano, ressaltou que a ABDI vai ser peça importante da reformulação do INPI. “Não podemos mais esperar até 14 anos para a concessão de uma patente, isso atrapalha a inovação no país”. Pereira se referia ao tempo médio que uma empresa espera, atualmente, para o registro de um produto. Ainda compõem a lista de projetos prioritários para 2018 iniciativas voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes, Indústria 4.0, produtividade e inovação. Ao fim do encontro, foi apresentada a proposta orçamentária da Agência para 2018. Mais de 50% dos valores serão destinos à área finalística, ou seja, os programas da casa. O conteúdo apresentado foi aprovado pelo conselho sem ressalvas.

Os conselheiros ainda receberam um material com o balanço das ações realizadas pela ABDI em 2017. Confira aqui.