Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Projeto de Cidades Inteligentes reúne especialistas em Brasília

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) reunirá, em Brasília, especialistas em cidades inteligentes no primeiro Workshop do Projeto “Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes”. O evento ocorre na quarta-feira (13), na Confederação Nacional do Comércio, e terá abertura do presidente da ABDI, Guto Ferreira.

A ABDI, em parceria com o Inmetro, está montando um ambiente testes para esses projetos. As empresas que têm soluções tecnológicas para aplicar às cidades poderão colocar à prova os mecanismos no campus do Inmetro, em Xerém (RJ). Mais de 110 empresas já se inscreveram na Agência, somando mais de 146 soluções. As iniciativas passam por iluminação inteligente, sensores de vazamento de água e coleta de lixo. A central de comando e controle será o marco zero do ambiente. A partir desta sala todas as iniciativas serão monitoradas.

A iluminação será a primeira tecnologia submetida aos testes – cenário 1. Esses sistemas, além de garantirem claridade, podem ajudar na segurança pública. Câmeras estão acopladas às lâmpadas permitindo o monitoramento das ruas. Sensores de movimentação podem diminuir a potência das lâmpadas quando o fluxo de pessoas for menor, reduzindo o gasto com eletricidade.

Cenários:

Cenário 1 – Iluminação inteligente

Cenário 2 – Controle de ambiente de mobilidade pública

Cenário 3 – Controle de trânsito, transporte e veículos

Cenário 4 – Controle do ambiente natural e de desastres

Cenário 5 – Controle do saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais

Cenário 6 – Gestão informatizada e inteligente da segurança pública

Cenário 7 - Construção e edificação inteligente

Cenário 8 - Saúde, educação e qualidade de vida

 

Um mapeamento no Inmetro já identificou onde pode ser instalada cada tecnologia. Para preparar o ambiente a ABDI e o Inmetro estão investindo pouco mais de R$ 2 milhões de reais. Os preparos específicos para a instalação de cada uma das tecnologias ficam a cargo de das empresas que queiram testar.

Catálogo para prefeitos

Além dos testes, dentro do ambiente ainda será instalado um showroom. Os prefeitos poderão compreender de forma detalhada como funcionam as tecnologias. Cada solução que passar pelos testes e for comprovada a eficácia ficará disponível em uma espécie de catálogo. O ambiente ainda vai levar em conta as peculiaridades de cada cidade para realizar os testes. A ideia é apresentar soluções levando em conta o número de habitantes dos municípios.

 

 

Programação

1.º Workshop do Projeto "AMBIENTE DE DEMONSTRAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA CIDADES INTELIGENTES", ocasião em que serão apresentadas as definições pautadas nos Documentos de Referência concebidos no âmbito do Projeto, bem como realizadas Oficinas Temáticas e Debates quanto aos temas que compõem o Ambiente de Demonstração.

Quando: 13/12/2017

Horário: 9h – 17h30

Local: Confederação Nacional do Comércio – CNC SBN Qd. 1, Bl. B, Lt. 14, Auditório do 18.º Andar, Brasília, DF – CEP: 70040-010

 

Agenda:

9h – Recepção aos Convidados (Welcome Coffee)

9h30 – Abertura – Presidentes da ABDI e do INMETRO

10h – Palavra da Frente Parlamentar de Apoio as Cidades Inteligentes.

10h10 – Exposição do Status do Projeto – Carlos Frees (ABDI) / Rodolfo Souza (INMETRO)

10h30 – Apresentação dos Documentos de Referência – Vitor Antunes (Consórcio)

12h – Almoço (no Local)

13h – Exposição de MCTIC (Plano Nacional de IoT) e ANATEL (SG20).

13h30 – Oficinas Temáticas

15h30 – Intervalo – Coffee Break

16h – Apresentação das Conclusões das Oficinas e Debates

17h30 – Encerramento


Assessoria de Comunicação
Fernando Rotta
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br