Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

APLs recebem R$ 800 mil

Brasília, 18 de dezembro de 2017 - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial assinou parceria com quatro Arranjos Produtivos Locais (APLs) nesta segunda-feira (18). Foram contemplados dois APLs de Minas Gerais, um de São Paulo e um do Rio Grande do Sul, totalizando 88 empresas. O documento foi assinado pelo presidente da ABDI, Guto Ferreira, e pelos representantes dos Arranjos.

Ferreira defendeu que a destinação de verbas para produtividade e inovação ajudam no desenvolvimento do país. “A verba vai ajudar a resolver os gargalos das empresas. Com o desenvolvimento dos APLs, a região como um todo ganha”, destaca.

No Arranjo de TIC - Tecnologia de Informação e Comunicação - de São José do Rio Preto, por exemplo, se espera uma diminuição de 30% de retrabalho nas empresas participantes. “Vamos trabalhar com automação para testes. Atualmente, quando lançamos um software, precisamos que alguém identifique possíveis erros. Com a automação teremos testes padrões que vão economizar tempo e evitar trabalho desnecessário”, explica Jean Daher representante do APL. Na região de São José do Rio Preto serão contempladas 25 empresas.

O Arranjo de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) vai investir a verba em ferramentas de pesquisa e diagnóstico de mercado. “Não adianta ficar dois anos desenvolvendo um produto sem saber sua viabilidade de mercado. Com as ferramentas que vamos desenvolver, as empresas do APL terão mais segurança na hora de investir”, aponta o presidente do Arranjo Silvio Arndt.

Ainda foram contemplados o APL Polo Naval do Rio Grande do Sul e o APL Vale do Aço de Minas Gerais.  Os projetos têm duração entre 12 e 24 meses.