Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

NRF Big Show reúne as novidades tecnológicas para o mercado varejista

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial marca presença no evento

Brasília, 16 de janeiro de 2018 - A feira NRF Big Show, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, reúne as tendências mundiais de tecnologia para o seguimento do varejo. “Mais de 90% das soluções da feira são para análise de dados”, explica o coordenador de comércio e serviços da ABDI, Eduardo Tosta, que acompanha o evento. “Sensores espalhados pelas lojas conseguem fazer uma leitura sobre o bom uso do ambiente e medem a circulação dos clientes, por exemplo. Essa combinação de dados ajuda o lojista a aproveitar melhor o espaço e aumentar as vendas”.

A visita à feira permite o acúmulo de conhecimento para a Agência. Este ano, a ABDI vai lançar o Laboratório do Varejo, que funcionará como um repositório de tecnologias onde os lojistas vão encontrar soluções para eventuais problemas dos empreendimentos. Experiências como essa existem em diversos locais do mundo. Em geral, são espaços compartilhados (coworkings) que se assemelham a centros de pesquisa, onde é possível desenvolver e aplicar as mais diversas tecnologias, analisar e validar as relações entre consumidores, produtos, ambientes e processos do varejo.

Tosta também fez uma visita, nos Estados Unidos, a Alexander Black – loja-conceito da Bright Telecom (BT). Uma das soluções que chamou atenção foi um sistema de etiquetagem. “Um rastreador consegue ler a jornada das roupas dentro da loja. Interligado a um provador inteligente, o cliente tem acesso a combinações possíveis para aquela peça. Além disto, caso a roupa fique grande ou pequena, ele já sabe automaticamente a disponibilidade de outros tamanhos no estoque”, destaca Tosta. O lojista também consegue vender de forma mais estratégica. “Se ele sabe que uma peça foi experimentada 100 vezes e pouco clientes acabaram consumando a compra, o vendedor pode retirar aquele artigo de circulação”.

 

Parceria

O escritório da Bright mostrou interesse no Laboratório de Varejo da ABDI. “Voltando ao Brasil vamos continuar as conversas. Em um primeiro momento, a BT pretende deixar alguma solução exposta no laboratório. A ABDI ganha, pois tem uma solução à disposição para o varejista que visita o laboratório e a BT porque o seu produto será visto”, afirma Tosta.

​A NRF Big Show termina esta semana em Nova Iorque.