Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Agrifutura: ABDI leva experiências de projetos de tecnologia no campo

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participará da Agrifutura, em São Paulo, nos dias dia 3 e 4 de março. O evento apresenta soluções tecnológicas para o agronegócio. A agência vai apresentar experiências de uso de tecnologia para melhorar a produtividade do setor. “Levar tecnologia para o campo ajuda no aumento da produtividade e na melhora da qualidade e da competitividade dos produtos brasileiros”, destaca o presidente da ABDI, Guto Ferreira.

A ABDI já desenvolve projetos voltados para o tema nas cidades de Cacoal (RO) e Sorriso (MT). Em Rondônia, um laboratório de análise de alimentos garante a qualidade do café produzido na região. “Antes da plantação, as mudas passam por um processo de validação, o mesmo ocorre no momento da colheita. O laboratório agrega valor ao café”, destaca Ferreira. Na cadeia do leite, também na região de Cacoal, uma consultoria ajuda os produtores a qualificar o plantel leiteiro.

Em Mato Grosso, foram selecionadas agroindústrias para implantação do conceito de manufatura enxuta. Uma delas trabalha com piscicultura. “Redistribuímos as tarefas na linha de produção, o que dobrou a quantidade de peixes limpos por dia”, esclarece o coordenador de controladoria da Delicius Fish, Evandro Fredo. A empresa, de 110 funcionários, foi uma das sete contempladas pelo projeto da ABDI, que investe no aumento da produtividade.

Indústria 4.0

O presidente da ABDI, Guto Ferreira, participa da abertura do Agrifutura, às 10h de sábado. No mesmo dia, o especialista em indústria 4.0 da ABDI, Bruno Jorge Soares, vai palestrar sobre a aplicação de tecnologias na agroindústria. “As soluções tecnológicas de indústria 4.0 permitem aumento da eficiência da cadeia produtiva do agronegócio, reduzindo custos, permitindo a rastreabilidade do alimento, o que proporciona maior qualidade àquilo que chega à mesa das famílias”, explica Soares. O especialista defende ainda que em um país como o Brasil, onde um dos principais braços da economia está baseado no campo, as tecnologias da indústria 4.0 podem extrair resultados ainda melhores.

A ABDI também participará do julgamento do hackathon, que ocorre no domingo. A maratona de programação envolverá diferentes áreas como clima, pragas, comercialização, extensão com o pequeno e médio produtor. O julgador destacado pela Agência é o especialista em agricultura Antônio Tafuri.

 

SERVIÇO

Agrifutura

De: 03/03 e 04/03 – 8h30 às 19h

Local: Instituto Biológico - São Paulo (SP)

Entrada franca