Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Hackathon premia tecnologia voltada para rastreabilidade

A escolha da melhor solução para o campo encerrou a Agrifutura em São Paulo

São Paulo, 04 de março de 2018 – A equipe Campo Tracker ganhou o hackathon realizado durante o Agrifutura em São Paulo. A solução desenvolvida quer garantir a qualidade dos defensivos agrícolas utilizados nas lavouras brasileiras. “Vamos rastrear os defensivos da fabricação até chegar na fazenda”, explica um dos desenvolvedores, Daniel Penteado. Um lacre desenvolvido pela equipe vai permitir o monitoramento do produto, garantindo assim a origem e qualidade.

Foram 62 participantes da maratona de desenvolvimento tecnológico, divididos em 12 equipes. Os trabalhos ocorreram durante todo o dia de sábado e terminaram às 14 horas de domingo. As equipes se debruçaram sobre quatro temas voltados para a agricultura – comercialização, extensão rural, controle de pragas e clima.

A equipe vencedora pretende apresentar a tecnologia a players do mercado para desenvolver de fato a proposta. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou do julgamento. Para o especialista em desenvolvimento produtivo, Antonio Tafuri, a solução escolhida tem real chance de diminuir um gargalo. “A rastreabilidade ajuda não só em um produto especifico, mas pode ser expandido para vários itens agrícolas. Sabendo o caminho dos produtos utilizados nos alimentos, estamos melhorando a qualidade daquilo que chega à mesa dos brasileros”, aponta o especialista. Tafuri ainda destacou que integrar startups com o campo é fundamental. “Eventos como a Agrifutura ajudam a mostrar para o produtor que a tecnologia pode ajudar a resolver problemas e aumentar os rendimentos da terra”.

A Agrifutura ocorreu nos dias 3 e 4 de março, em São Paulo. O evento teve realização da ABDI e do governo paulista.