Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI é sede da III Reunião de Ministros de Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Brasília, 13 de março de 2018 – Representantes de nove países se reuniram na manhã desta terça-feira (13), na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília, para a III Reunião de Ministros de Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O presidente da ABDI, Guto Ferreira, recepcionou a comitiva composta pelos representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil, representado pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima.

Após visita guiada às instalações da ABDI, o presidente da Agência abriu a reunião e agradeceu a presença dos países. “É uma honra para a ABDI sediar, pela primeira vez, este encontro. Neste momento em que trabalhamos em favor de uma indústria 4.0, mais competitiva e inovadora, acredito que o intercâmbio de informações com países-irmãos é bastante oportuno e estratégico”, disse Ferreira, ao sugerir “futuros acordos de cooperação entre as agências de inovação dos países pertencentes à comunidade”.

Em sua fala de abertura, o ministro informou aos presentes que lançará na quarta-feira (14), durante o Fórum Econômico Mundial (WEF), em São Paulo, as principais diretrizes da nova política para a Indústria 4.0.

Durante a reunião foram discutidos o fluxo comercial entre os países de Língua Portuguesa, oportunidades e desafios de comércio entre a CPLP e a Ásia; as Zonas de Processamento de Exportação, com a apresentação de oportunidades de investimentos; metrologias e registro de indicações geográficas.

As apresentações técnicas ficaram a cargo dos representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação do MDIC (CZPE)  e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Após o encerramento da reunião, os ministros da CPLP assinaram a Declaração Conjunta de Ministros de Comércio e fizeram a foto oficial do evento.

Assessoria de Comunicação
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br