Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI participa do lançamento do primeiro carro hídrido flex do mundo

Protótipo da Toyota foi exibido no campus da UnB do Gama (DF) e ficará disponível ao alunos para estudo da tecnologia

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, nesta quinta-feira (22), do lançamento do primeiro carro híbrido flex do mundo. O evento aconteceu no campus da Universidade de Brasília (UnB), na Capital Federal, e contou com a participação do presidente da ABDI, Guto Ferreira, e do presidente do Toyota no Brasil, Rafael Chang. A tecnologia inovadora promete uma redução de 50% nas emissões de poluentes, se comparado a um carro convencional da mesma marca. Segundo o Gerente de Certificação da Toyota, Edson Orikassa, além de beneficiar o meio ambiente, o veículo também é mais eficiente. “Enquanto um carro a combustão faz em média 10 quilômetros a cada litro de combustível, o híbrido flex pode fazer até 20 quilômetros”.

Durante a solenidade de lançamento, o presidente da ABDI saudou a iniciativa. “É preciso que ocorram mais tecnologias como essa no Brasil. A inovação é uma peça chave para tornar a indústria brasileira competitiva”. O presidente ainda destacou a importância da aprovação do programa Rota 2030, que vai definir uma política automotiva para os próximos 15 anos no país. “O Rota é fundamental para este processo de inovação. São necessários incentivos para os fabricantes, no momento em que o carro está deixando de ser um bem de consumo para se tornar uma plataforma de serviço”.

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Igor Calvet, disse que o programa deve ter uma definição nas próximas semanas. “É um anseio das montadoras e estamos trabalhando para a viabilidade do programa. Em relação à eficiência dos carros, definimos metas ambiciosas”. O programa pretende beneficiar as montadoras que alcançarem melhoria de eficiência dos veículos unida à diminuição de emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

O auditório da universidade, onde ocorreu o lançamento, estava lotado de alunos dos mais diversos cursos, entre eles futuros engenheiros, que lidam diretamente com esse tipo de tecnologia. O diretor local da instituição, Augusto Brasil, ressaltou a importância de fazer a ligação entre a academia e a indústria. “Este lançamento é um marco, o mercado de trabalho tem que se integrar com as escolas”.

O Prius Hibrido Flex, lançado pela Toyota, é o primeiro carro do mundo com um motor elétrico e um a combustão que aceita etanol como combustível. A melhora de eficiência ocorre porque o motor elétrico auxilia o automóvel movido a combustível nos momentos em que se exige mais potência. A partida do veículo, por exemplo, é elétrica. Outra inovação diz respeito ao freio. Sempre que o carro para, o movimento se transforma em energia para os motores. Durante o evento, foi assinado um termo de parceria entre a UnB e a montadora. O carro vai ficar à disposição da universidade para os alunos estudarem a tecnologia.