Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Laboratório de Inovação agita setor varejista brasileiro

Foz do Iguaçu, 07 de abril de 2018 – Empresários varejistas de todo o país poderão contar, ainda nesse semestre, com o Laboratório de Inovação do Varejo, uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para contribuir com a melhoria do ecossistema de inovação, de competitividade e de produtividade do setor. A novidade foi anunciada durante o 3o Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, realizado de 5 a 8 de abril, em Foz do Iguaçu (PR), com a presença do presidente da República, Michel Temer.

Representando a ABDI, o especialista em projetos da Agência, Eduardo Rezende, falou sobre o Laboratório aos mais de 200 empresários presentes no Simpósio. "Esta é uma iniciativa inédita e de vanguarda. A ideia é fortalecer a conexão entre empresas varejistas, agentes de inovação, empreendedores, investidores, aceleradoras, academia e governo. Vamos disseminar o movimento de transformação digital por meio de um ambiente colaborativo, criativo e que prestigie o envolvimento do setor com metodologias ágeis, com o uso de soluções disruptivas e tecnologias que fazem sentido para a realidade das empresas”, destacou Rezende, durante o painel Competitividade Global e Internacionalização de Marcas, realizado no sábado.

Concebido em parceria com a Secretaria de Comércio Exterior e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o Laboratório deverá ser inaugurado ainda no mês de maio, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e irá possibilitar a integração entre a indústria e o varejo e contribuir para o desenvolvimento, o teste e a validação de novos produtos, modelos de negócios e soluções tecnológicas voltadas para o setor.

"Estão previstas mais de 100 atividades de inovação, como hackathons, startup weekends, meetups, bootcamps, coworkings, oficinas de prototipagem, desafios tecnológicos para disseminação e aplicação de novas práticas voltadas para o novo consumidor, que está conectado, empoderado e em constante mudança", acrescentou o especialista.

Para o empresário Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), entidade organizadora do Simpósio, o Laboratório de Inovação representa um "aceno estratégico do governo para uma maior integração com os varejistas". "Recebemos com bastante expectativa e ansiedade a criação desse ambiente para o varejo. O Laboratório é resultado de uma construção muito positiva e colaborativa da ABDI com diversas entidades, entre elas a Alshop. Queremos contribuir, nos aproximar e estabelecer uma relação transparente, positiva e construtiva com o governo e com outros setores envolvidos em nossa cadeia produtiva", destacou o presidente da Alshop.

Simpósio do Varejo e Shopping

Com patrocínio ouro da ABDI, a terceira edição do Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, organizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), reuniu nomes de peso da política e do empresariado brasileiros. Além do presidente Michel Temer, participaram o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), a governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), além dos deputados relatores das reformas Trabalhista, Rogério Marinho, e Tributária, Luiz Carlos Hauly, ambos do PSDB.

As autoridades reforçaram a tese dos empresários de que são urgentes as reformas trabalhista, tributária e previdenciária. "Em menos de dois anos de governo, já avançamos muito. Aprovamos a reforma trabalhista e vamos trabalhar para avançar mais, especialmente na reforma tributária. Vamos propor a simplificação para contribuir com todo o setor produtivo", disse o presidente Michel Temer, ao acrescentar que o Brasil "também não pode abrir mão da reforma da Previdência.

Para o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, esse é um bom momento para debater as questões urgentes do país. “Vamos cobrar dos nossos representantes um compromisso com resultados e com o fortalecimento do setor produtivo, que gera emprego, renda e movimenta o país", declarou Sahyoun.

Ele reiterou que o empresariado também precisa assumir o protagonismo na condução das mudanças necessárias para a sociedade. “O Simpósio Nacional de Varejo e Shopping tem essa dinâmica em seu DNA. Nos últimos três anos, estamos debatendo sobre o Brasil que nós queremos e cobrando diretamente daqueles que têm a autoridade para executar essas mudanças”, pontuou.

Grandes nomes do empresariado brasileiro também marcaram presença no Simpósio, como os presidentes da Riachuelo, Flávio Rocha, do Habib`s, Alberto Saraiva, da Centauro, Sebastião Bonfim, e da Petz, Sérgio Zimerman.

Serviço

Laboratório de Inovação do Varejo
Shopping Frei Caneca – 1o andar
Informações pelo e-mail ccs@abdi.com.br.
(61)3962-8700