Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Indústria busca nanotecnologia para aumentar competitividade

ABDI e FIERGS realizam workshop dias 3 e 4 de maio, em Porto Alegre, para discutir a aplicação em produtos e a alavancagem para geração de negócios

Um mercado mundial de R$ 9 trilhões, segundo dados recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Uma vez e meia o PIB brasileiro do último ano – R$ 6 trilhões. Este é o volume potencial de recursos que o mercado de produtos nanotecnológicos deve movimentar até o fim de 2018. Visando inserir a indústria nacional neste ambiente, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem promovido rodadas tecnológicas para difundir a nanotecnologia nas fábricas do país.

Nos próximos dias 3 e 4 de maio, será realizado o workshop “Nanotecnologia em produtos industriais: alavancagem para geração de negócios”, em Porto Alegre (RS), no Centro de Evento da Fiergs. Financiamento, infraestrutura local, cases de sucesso e fomento de negócios são alguns dos temas em debate. Segundo a especialista no assunto da ABDI, Cleila Bosio, a introdução de nanotecnologia torna as empresas mais competitivas. “São as indústrias que podem incentivar o desenvolvimento econômico e tecnológico do país, promovendo o aumento da competitividade com novas oportunidades de mercado e fazendo parte da solução dos grandes desafios da sociedade”, pontua.

Durante o evento, também, serão apresentados cases de sucesso. Uma das empresas que vai falar sobre sua experiência é a Dublauto. Em 2005, a indústria, criada para fabricar componentes para calçados, começou a buscar novas áreas de investimento – devido a entrada de produtos chineses no mercado gaúcho. Depois de uma pesquisa, os executivos da empresa decidiram apostar na qualificação do produto, como explica o diretor industrial Evandro Wolfart. “Para nosso produto ser competitivo ou tínhamos que aumentar muito a escala de produção ou qualificá-lo. Depois de conhecer a nanotecnologia, vimos que a inovação era um caminho viável”. A fábrica introduziu nanopartículas de prata no tecido de revestimento das palmilhas, criando assim um produto que inibe o odor. “Nós tivemos que adaptar nosso maquinário, mas os resultados foram ótimos. Atualmente, estamos abrindo outra empresa especializada em nano, que está desenvolvendo tecidos para roupas e um plástico com propriedades curativas”.

Medicamentos inteligentes

No Brasil, as possibilidades de introdução de nanotecnologia na indústria são grandes. Cleila Bosio explica que vários produtos, inclusive, já incorporam o conhecimento nanotecnológico. “Produtos cosméticos e medicamentos inteligentes, cicatrizantes avançados, palmilhas e tecidos com propriedades desodorizantes e antitranspirantes, entre outros. Mas o mercado ainda é pouco explorado”. Na Pesquisa de Inovação Tecnológica 2014, realizada pelo IBGE, observa-se que apenas 1,8% das empresas inovadoras usavam nanotecnologia.

Para fomentar a utilização da nano, além das palestras, o workshop também terá demonstração prática. No dia 4 de maio, os participantes vão conhecer centros de nanotecnologia. Durante a manhã, ocorrerá uma visita ao Centro de Tecnologia da Braskem. À tarde, será realizada uma visita ao instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, na cidade de São Leopoldo.

A nanotecnologia é a miniaturização de componentes. Um nanômetro equivale a um bilionésimo do metro. Para fins de perspectiva, podemos imaginar algo como uma moeda de 10 centavos em relação ao planeta. Suas amplas potencialidades permitem propor novas soluções para diferentes e importantes problemas ligados à saúde, habitação, transportes, meio ambiente, saneamento básico, além da indústria.

O workshop é realizado pela ABDI, CNI e Fiergs. Ao longo do ano ainda estão programados mais dois workshops, em Santa Catarina e Goiás.

SERVIÇO

Workshop “Nanotecnologia em produtos industriais: alavancagem para geração de negócios”
 

Dia 03 de maio, Centro de Eventos FIERGS - Salão de Convenções,  Porto Alegre-RS.

11h30 - Conceito, aplicações, evolução e tendência da nanotecnologia
12h - Oportunidades no financiamento de projetos inovadores
13h30 - Aplicação de nanotecnologia na indústria: oportunidades e desafios


Dia 04 de maio, visitas técnicas a indústrias e centros de pesquisa
Saída dos participantes inscritos, da sede da FIERGS, às 9h30, e retorno às 18h.


-------

Assessoria de Comunicação
imprensa@abdi.com.br
61 3962-8700 / 8509