Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Empresas fornecedoras da Embraer participam de workshop de maturidade

Brasíia, 02 de maio de 2018 – Vinte empresas participantes do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Aeronáutica (PDCA) estiveram reunidas em São Paulo, nos dias 26 e 27 de abril, durante o Workshop de Encerramento do Ciclo de Avaliação da Maturidade, previsto no Programa.

O objetivo do evento foi apresentar e discutir oportunidades de melhorias comuns entre as empresas e orientar ações de fortalecimento da gestão desses negócios. Realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em São José dos Campos, o evento marcou o fim da etapa de avaliação do nível de maturidade das fornecedoras da âncora do setor, a Embraer. A ação faz parte da parceria firmada entre a ABDI, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e a Embraer.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Cynthia Mattos, o sucesso do PDCA está na busca permanente da sustentabilidade da rede de suprimentos da indústria aeronáutica. “Buscamos um modelo de desenvolvimento e gestão com foco em melhoria de resultados, novos negócios e aumento de produtividade das empresas”, ressaltou.  O Programa atuou sobre quatro pilares: atendimento, custos, qualidade e eliminação de desperdícios, aplicando modelos de excelência em qualidade, kaizen, lean manufacturing, célula base, desenvolvimento produtivo e gestão estratégica.

O Programa foi desenhado para que, no médio prazo, os fornecedores se tornem mais competitivos e focados em inovação, competindo no mercado global aeronáutico ou de outros segmentos. “Para os fornecedores da cadeia produtiva, além dos atrativos de melhores resultados, o ganho de qualidade e produtividade permite não apenas ampliar o fornecimento de peças para a líder do setor, mas, também, de fornecerem para outras indústrias”, acrescentou a gerente da ABDI. 

A etapa de Avaliação da Maturidade das Empresas do PDCA contribui para um processo contínuo de melhorias, que prevê a identificação dos indicadores que precisam de melhorias e aqueles com resultados satisfatórios para o aumento da produtividade, da capacidade de inovação, da geração de empregos, da inserção das unidades fabris no mercado internacional e da modernização e otimização da capacidade instalada.

Crédito da imagem: Antônio Milena/ABR.

Assessoria de Comunicação
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br