Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Parcerias com Plug and Play e empresas do Vale do Silício estão na agenda da ABDI na Califórnia

Presidente e técnicos da agência irão visitar empresas inovadoras, aceleradoras de startups, e terão encontro com empreendedores e investidores

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estará presente em um dos maiores polos tecnológicos do mundo, a Califórnia, nos Estados Unidos. Entre os dias 11 e 14 de junho, uma comitiva – liderada pelo presidente da ABDI, Guto Ferreira, quatro técnicos da agência e três deputados federais (Jhonatan de Jesus, João Henrique Caldas e Mariana Carvalho) – fará visitas a empresas referências em inovação, aceleradoras de startups e centros de pesquisa.

A primeira parada será na Hyperloop Transportation Technologies, em Los Angeles, na segunda-feira (11). O objetivo é conhecer de perto o projeto do novo modal de transporte desenvolvido pela empresa, que há dois meses firmou uma parceria com a ABDI para trazer a tecnologia para o Brasil. Trata-se de uma cápsula que se movimenta dentro de um tubo despressurizado e se desloca a uma velocidade de 1,2 mil quilômetros por hora, por levitação magnética. O sistema foi desenvolvido para funcionar sem o atrito e a resistência do ar, economizando energia.

O acordo feito envolve a instalação do Centro Global de Inovação em Logística da Hyperloop, em Contagem (MG), com foco no transporte de cargas e operações previstas para iniciarem ainda este ano. “O nosso objetivo é verificar qual a maturidade do projeto, o nível em que ele está atualmente. Enquanto agência, o que nos interessa é o transporte de cargas e a logística, que são gargalos importantes que o Brasil precisa resolver para impactar positivamente a economia”, destaca Guto Ferreira.

No dia seguinte, terça-feira (12), o grupo segue para São Francisco onde visitará a empresa de mobilidade urbana Uber. “O foco será no que a Uber faz em relação ao desenvolvimento de carros autônomos e de plataformas de integração de serviços. São soluções que podem ser aplicadas em projetos de tecnologias para as Cidades Inteligentes”, exemplifica Guto Ferreira. Um dos temas em pauta será a parceria entre a Uber e a Embraer.

A aceleradora de startups Puente Labs, que conecta empreendimentos da América Latina a investidores do Vale do Silício será o destino da comitiva no período da tarde. O objetivo é aprender com a iniciativa e replicar bons exemplos no programa Conexão Startup Indústria da ABDI. “Esta é uma oportunidade para aproximarmos dos empreendedores, ver se eles têm interesse em realizar capacitações para a nossa área técnica e realizar conexões com as startups do nosso programa”, pontua Leonardo Reisman, chefe da assessoria internacional da ABDI.

Acordo

Uma parceria que vem sendo construída desde o ano passado será concretizada na quarta-feira (13). Ainda em São Francisco, o presidente da ABDI vai assinar um acordo com uma das maiores aceleradoras de startups do mundo. Com presença no Brasil, a Plug and Play participou de iniciativas de sucesso mundial como o Google, PayPal e Dropbox. A ABDI irá associar a marca da agência ao da Plug and Play e participar do ecossistema gerenciado pela empresa.

No mesmo dia, pela tarde, o compromisso será no Storm Venture, fundo de investimento com foco em empresas. A ideia é acompanhar o funcionamento da instituição e analisar a possibilidade de gerar negócios para o Brasil.

Networking

Um espaço organizado para criar oportunidades para empreendedores, investidores e empresários se encontrarem, conectarem ideias, experiências e negócios em um ambiente com a atmosfera do Vale do Silício. Esta é a proposta da Silicon House, que vai promover um encontro, no dia 13, para a comitiva da ABDI conversar com o público local sobre temas como indústria 4.0 e inovação.

Saúde

No último dia de compromissos, quinta-feira (14), a agenda será no Vale do Silício, mais precisamente na Universidade de Stanford, umas das mais renomadas do mundo. O encontro será com o brasileiro Robson Capasso, referência em tecnologia médica. A intenção é discutir possíveis parcerias e iniciativas para a indústria 4.0 no setor de saúde noBrasil.

SERVIÇO:

- Segunda-feira (11) – Los Angeles

Visita à Hyperloop TT

- Terça-feira (12) – São Francisco

Manhã: Visita à Uber

Tarde: Visita à Puente Labs

- Quarta-feira (13) – São Francisco

Manhã: Assinatura de acordo com a Plug and Play

Tarde: Visita à Storm Venture

Noite: Meeting na Silicon House

- Quinta-feira (14) – Vale do Silício

Encontro com o Dr. Robson Capasso na Universidade de Stanford