Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

ABDI lança Laboratório de Inovação para o Varejo - ProVa

O evento contou com a presença do Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, e do Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge.

São Paulo, 07 de junho de 2018 – O ProVa, Laboratório de Inovação para o Varejo, foi lançado nesta quinta-feira (07) no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP). O projeto visa fomentar o varejo nacional, unir setores industriais e varejistas, e aumentar a integração entre as cadeias. De acordo com o presidente da ABDI, Guto Ferreira, o objetivo é atender a demanda do varejo, pois cada vez mais o movimento em lojas físicas está diminuindo devido às mudanças de comportamento do consumidor. “Serão mais de 100 atividades para tentar ajudar os varejistas a se adaptar às mudanças trazidas pela tecnologia. Em 2017, as vendas pela internet aumentaram 25% no Brasil”, destaca.

Ferreira ainda aponta que esta é uma iniciativa inédita promovida pelo governo federal. “O Laboratório de Inovação do Varejo é o primeiro projeto da história do governo dentro de um shopping. Resolvemos fazê-lo neste local por questão de transparência, por estar onde o varejo está”. O Ministro da Indústria, Marcos Jorge, também esteve no lançamento. “É fundamental ter este olhar para o varejo. O setor impacta em mais de 70% o PIB Brasileiro. O laboratório vai trazer novas ideias para um setor muito impactado pela mudança no modelo de consumo”.

Durante o lançamento do ProVa, diversas startups já expuseram suas soluções para o setor. O Laboratório está localizado no primeiro piso do Shopping Frei Caneca. Ele conta com coworking, ilhas de tecnologia e espaço para eventos. Ao longo de 24 meses, pelo menos 10 mil tomadores de decisão do varejo devem passar pelo local. O Prova é uma iniciativa da ABDI em cinjunto com o MDIC.