Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

UFRJ e ABDI firmam parceria

O Parque Tecnológico da Universidade do Rio de Janeiro começou a fazer parte do projeto de Cidades Inteligentes

Rio de Janeiro, 04 de julho de 2018 – O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmaram parceria no âmbito do projeto de Cidades Inteligentes. No primeiro momento, a Universidade começou a participar do conselho consultivo do Ambiente de Testes de Tecnologias para Cidades Inteligentes da ABDI/Inmetro que está sendo montado em Xerém (RJ). Na pratica, a UFRJ passa a desenvolver colaborativamente, com outras 20 instituições, o projeto.

O Parque Tecnológico da Universidade já conta com 16 empresas multinacionais instaladas, entre elas: Ambev, Simens e GE. Além disto, ele também abriga cerca de 30 startups, fomentando assim um ambiente de inovação. “A participação deste tipo de parceiro é fundamental para elevar o debate sobre o tema. Traz experiência prática sobre inovação e pode ajudar a desenvolver o ecossistema de cidades inteligentes”, destaca, Carlos Frees, líder do projeto pela ABDI.

Em um segundo momento, a UFRJ pretende ser uma das extensões do ambiente montado em Xerém. “O que eventualmente não possa ser testado dentro no Inmetro, nós poderemos colocar em prática aqui na Universidade. Questões que exijam adensamento populacional podem ser um exemplo. Passam cerca de 100 mil pessoas por dia aqui no campus”, relata o diretor executivo do Parque José Carlos Pinto. A UFRJ ainda sinalizou com a possibilidade de abrigar empresas que forem testar no Inmetro. “Nós temos uma incubadora que pode receber empresas que não tenham sede no Rio e queiram manter uma base no Estado”.

Visita de empresas

Também, nesta quarta-feira, um grupo de 30 empresas que desenvolvem soluções para cidades inteligentes visitaram o campus do Inmetro. Durante a manhã, eles conheceram onde serão instaladas as soluções. Na parte da tarde, as empresas trocaram experiências apresentando as tecnologias.    

O projeto

O ambiente de testes está sendo montado no campus do Inmetro em Xerém (RJ). No local, empresas que desenvolvem tecnologias para cidades inteligentes vão poder instalar suas soluções e testa-las. A ABDI e o Inmetro vão validar o funcionamento. As tecnologias com eficácia comprovada serão disponibilizadas em um showroom para apreciação de prefeitos. Caso o gestor municipal se interesse por alguma, ele poderá negociar a instalação diretamente com a empresa. No momento inicial serão testados dez cenários, entre eles iluminação inteligente, mobilidade urbana e segurança. Estão inscritas mais de 130 empresas no projeto.