Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Governo e iniciativa privada se unem por um Brasil 4.0

São Paulo, 04 de julho de 2018 – Uma realidade global que já bate à porta da indústria brasileira, a chamada 4a Revolução Industrial (Indústria 4.0) deverá impor uma série de desafios e transformações no relacionamento produção-consumo. E no epicentro dessa nova dinâmica está a indústria, que deverá estar preparada para atender as necessidades de um consumidor cada vez mais exigente e conectado a tecnologias disruptivas.

Atentos a essa realidade, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) – com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – e o International Chamber of Commerce (ICC Brasil) lançaram, na quarta-feira (04), em São Paulo, o Hub i4.0, uma plataforma digital dedicada a conteúdos e tecnologias disponíveis para auxiliar as empresas brasileiras em suas jornadas rumo à Indústria 4.0.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Indústria, Marcos Jorge de Lima, dos presidentes da ABDI, Guto Ferreira, do ICC Brasil, Daniel Feffer, do Instituto do Desenvolvimento Tecnológico, Geraldo Feitoza, além de CEOs de empresas-membro da Aliança Brasil 4.0, como a HP, Siemens, Stefanini, Totvs, IBM, além de startups, scaleups e de representante do Banco Nacional de Desenvolvimento, Econômico e Social (BNDES).

“Essa ferramenta será referência, não somente de conteúdo sobre essa moderna indústria, como também será um marketplace de tecnologia e de financiabilidade, provendo dados para as necessidades do gestor industrial e demais usuários do ecossistema 4.0”, afirmou o ministro. “Permitirá também que bancos e agentes financeiros possam oferecer crédito e mecanismos adicionais para o apoio das indústrias de qualquer segmento econômico”, ressaltou.

Segundo o presidente da ABDI, Guto Ferreira, "o futuro da inovação no Brasil está na forma como trataremos a geração Y". Para Ferreira, "é essencial estimular as novas gerações, desde o Ensino Fundamental, para que esses meninos tenham espírito empreendedor e estejam alinhados aos saltos de inovação que o país deverá dar e de forma cada vez mais rápida".

Ferreira mencionou, ainda, projetos da ABDI que estimulam a disseminação da cultura da Indústria 4.0 entre as empresas e startups, tais como o Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), o Programa Nacional Conexão Startup Indústria, além da reestruturação e modernização do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que deverá reduzir significativamente o tempo de emissão de patentes. "A ABDI é incansável na promoção de ações voltadas à quarta revolução industrial e acredita que o Brasil pode, sim, liderar, essa corrida. Mas, para isso, precisamos ter senso de urgência e foco em resultados. Não podemos abrir mão disso", afirmou.

Mercado de mãos dadas

O CEO da Siemens, André Clarck, parabenizou a iniciativa do Hub e ressaltou que o maior ganho é a articulação entre a força do mercado e a força do Estado brasileiro. “Já estamos vivendo um processo de 'servicização' de produtos. E essa deverá ser a grande dimensão estratégica do Brasil”, disse.

Para Marco Stefanini, da Stefanini, "o desafio é unir as pequenas empresas, que são inovadoras e criativas, mas não têm acesso ao mercado, com as grandes, que são lentas e conservadoras". "A Stefanini adora inovar junto, cocriar. Por isso, recebemos com grande expectativa esse hub, que poderá criar um novo ambiente transparente, produtivo e com alto valor agregado”, acrescentou.

Claudio Raupp, CEO da HP, frisou que o desafio do hub é dar escala industrial para a manufatura avançada (indústria 4.0). "Precisamos dar tração, fazer girar e motivar todos, pequenos, médios e grandes, para esse movimento do Brasil 4.0”.

O superintendente de Indústria e Serviços do BNDES, Julio Cesar Raimundo, disse que o banco está avançando em novos modelos de financiamento voltados para o fortalecimento da indústria 4.0. "O desafio ainda é enorme. Estamos em um nível de produção de dez anos atrás, mas já contamos com ações de apoio e financiamento bastante significativas, tais como o Brasil Mais Produtivo (B+P), onde só com mudanças de layout nas empresas, conseguimos aumentar a produtividade em mais de 50%.

Hub i4.0

Alinhado com a Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, uma iniciativa do MDIC e da ABDI para auxiliar o setor produtivo em direção ao futuro da produção industrial, o hub será um catalisador de ações para a estruturação do Brasil rumo à Indústria 4.0, transmitindo conhecimento de alto nível para todos os atores públicos e privados do ecossistema 4.0.

O projeto está sendo desenvolvido de forma incremental, seguindo os princípios da quarta revolução industrial. A primeira fase está focada na produção de conteúdo, treinamentos e eventos. Nos próximos estágios serão conectadas às oportunidades, através de consultorias especializadas e marketplaces de soluções tecnológicas e de financiabilidade.

Acesse: www.hubi40.com.br.

Assessoria de Comunicação
Bruna de Castro
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br