Ações ABDI

Página Inicial > Notícias

Voltar

ABDI Na mídia Newsletters

Guia de Boas Práticas encurta caminhos para a inovação

São Paulo, 04 de julho de 2018 – A partir de agora, indústrias e startups poderão contar com um novo instrumento de aproximação e apoio ao ecossistema de inovação. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou na quarta-feira (04), em São Paulo, o Guia de Boas Práticas de Conexão Startup Indústria, com o objetivo apresentar as melhores práticas, um mecanismo orientativo para a realização de conexões entre startups e indústrias.

"Este é um documento vivo e orgânico, fruto da jornada de aprendizagem da ABDI e de todos os parceiros que participaram da primeira versão do Programa Nacional Conexão Startup Indústria. A ideia é encurtar os caminhos para startus e indústrias com orientações bastante objetivas sobre o ambiente de conexão e inovação entre os dois atores", explicou o presidente da ABDI, Guto Ferreira, durante o lançamento do documento, realizado no Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), no Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Ferreira ressaltou que o único caminho para a inovação no Brasil é a conexão entre as empresas nascentes com base tecnológica (startups) e as indústrias. “O mundo mudou. A quarta revolução industrial já está batendo à porta. E por isso precisamos ter senso de urgência, nos capacitar e sentar à mesa com essa juventude criativa que está ávida em contribuir com tecnologias disruptivas e com o fortalecimento do setor produtivo brasileiro", disse o presidente, ao adiantar que, em novembro, deverá ser lançado um novo edital para o Conexão Startup Indústria 4.0.

A cerimônia de lançamento do Guia contou com a presença de representantes de empresas globais, como a Votorantim, Libbs, Renault, Vale, Natura, Bosh, Hyperloop, Caterpillar, e também de startups já conectadas, que apresentaram, durante toda a tarde, suas jornadas de experiências na primeira versão do Startup Indústria.

Fasttrack Labs

Segundo a analista da Gerência de Inovação (Gerin), Isabela Gaya, a ABDI vai manter o Guia em constante atualização, tendo como base as discussões e debates realizados junto aos ecossistemas de inovação do país. "Por isso, serão realizados Laboratórios de Aprendizagem em Inovação, os “fasttrack labs”. É uma forma de estarmos sempre testando e validando as hipóteses e mantendo o documento vivo e atual”, afirmou.

O objetivo do Fasttrack Lab é reunir participantes com uma variedade de habilidades e experiências sobre o ecossistema de inovação para trocar melhores práticas e aprender coletivamente sobre estratégias, políticas e iniciativas e criar novas parcerias de negócios e tecnologias para aumentar a capacidade de inovação e geração de valor em suas próprias corporações e organizações. O Fastrack Lab foi inspirado na metodologia dos Innovation Learning Labs, da Universidade de Harvard.

A série Fasttrack Lab inclui, ainda, o debate em várias cidades, de diferentes Estados brasileiros, a partir de parcerias estabelecidas com a ABDI. Após a realização de cada evento, será disponibilizado na página da ABDI um documento com os novos aprendizados obtidos a partir das discussões realizadas. Também participaram do lançamento do Guia a analista Lanna Dioum, a assistente Izis Lira e a estagiária Juliana Medeiros.

Acompanhe e curta nas redes sociais da ABDI (Facebook e Twitter) os vídeos e depoimentos de CEOs de indústrias e startups, gravados durante os Fasttracks Labs.

Assessoria de Comunicação
Bruna de Castro
(61)3962-8700
imprensa@abdi.com.br