Sobre

Página Inicial > Sobre a ABDI > Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Luiz Augusto de Souza Ferreira

Luiz Augusto de Souza Ferreira, 37, jornalista, é presidente licenciado da Confia Microcrédito, uma das principais organizações de microfinanças do país. É palestrante nacional e internacional nos temas Inovação, Economia Criativa, Microcrédito e Liderança. De 2010 a 2013 foi coordenador da área de empreendedorismo da prefeitura de São Paulo, Secretaria de desenvolvimento Econômico e Trabalho. No mesmo período coordenou trabalhos na avenida de juventude do Fórum Mercocidades. É co-founder da Hive Hub, centro de formação em empreendedorismo e negócios sociais e da Plano B, empresa de conteúdo empreendedor. De 2014 a 2015 foi colunista da revista InfoMoney, uma das mais prestigiosas publicações econômicas do país. Também atua como mentor nos principais eventos de empreendedorismo do país, como Campus Party, Startup Weekend, Epicentro e Slush Impact (maior evento de empreendedorismo da Europa em sua versão para negócios sociais no Brasil). Suas metas à frente da ABDI são de reaproximar a agência do setor produtivo e integrar os conceitos de tecnologia e inovação ao aumento de produtividade e competitividade da indústria brasileira.

Miguel Antonio Cedraz Nery



Miguel Antônio Cedraz Nery é engenheiro de Minas, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É doutor em Ciências e mestre em Geociências, na área de concentração de Administração e Política de Recursos Minerais, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em sua trajetória acadêmica, orientou diversas dissertações de mestrado e tem participado de bancas examinadoras de mestrado e doutorado em várias universidades no país.

Natural de Salvador (BA), Nery pertence ao quadro permanente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia, tendo sido diretor-geral da instituição de 2003 e 2011 . Atuou como professor do Instituto de Geociências da UFBA e da Unidade de Ensino da Bahia (Unibahia). Também foi membro do Comitê Gestor do CT-Mineral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). De 2011 a 2015, trabalhou como gerente de projetos da ABDI, respondendo pelos setores de petróleo; gás e naval; automotivo; energias renováveis e eletrointensivos; mineração; metalurgia; químico; plásticos; higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; dentre outros segmentos da indústria.

Walterson da Costa Ibituruna

 

Walterson da Costa Ibituruna é formado em Marketing pela Universidade Norte do Paraná. Exerceu suas atividades profissionais na TV Globo – Brasília, no período de 1987 a 1990, no Jornal de Brasília, de 1990 a 1991, e, na Câmara dos Deputados, a partir de 1991, como coordenador-chefe de gabinete do deputado Paulino Cícero de Vasconcellos. Em seguida, foi admitido como assessor particular, quando o parlamentar ocupou a pasta do Ministério de Minas e Energia, durante o governo Itamar Franco. Também atuou no Instituto de Energias Renováveis para o Desenvolvimento, como gestor da área de projetos de enquadramento dos municípios na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

De volta à Câmara dos Deputados, assessorou os deputados Carlos Melles (DEM-MG) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e atuou como chefe de gabinete do deputado Rogério Lisboa (DEM-RJ). Em 2011, foi nomeado assessor técnico do gabinete da suplência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Em 2016, assumiu como Assessor Especial da Liderança do Governo na Câmara dos Deputados e, em seguida, como Assessor Especial da Liderança do Governo no Congresso Nacional.

Cândida Beatriz Oliveira

Natural de Goiânia (GO), Cândida Beatriz Oliveira é cientista política e especialista em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Antes de ingressar na ABDI, atuou nas áreas de educação (no Centro de Educação a Distância da UnB) e de meio ambiente (em organização da sociedade civil).
 
Funcionária de carreira da ABDI desde 2007, Cândida iniciou suas atividades no Gabinete da Presidência – o qual coordenou por dois anos – e passou pelo Escritório de Projetos, onde ganhou experiência em relação às atividades finalísticas da Agência. Antes de retornar ao Gabinete, assumiu posto na Assessoria Técnica da Presidência da ABDI, como responsável pela área de Relações Institucionais. 

 

 

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
Setor de Indústrias Gráficas (SIG) - Quadra 04 - Bloco B - Brasília/DF
Ed. Edifício Capital Financial Center
CEP 70.610-440 - TEL: +55 61 3962.8700 - E-mail: abdi@abdi.com.br
Ouvidoria - TEL: +55 61 3962.8531 - E-mail: ouvidoria@abdi.com.br

ABDI
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior