Sobre

Página Inicial > Sobre a ABDI > Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Alessandro Golombiewski Teixeira
 
Alessandro Golombiewski Teixeira é economista, mestre em economia latino-americana pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em competitividade tecnológica e industrial pela Universidade de Sussex, da Inglaterra, onde atuou também como professor e pesquisador. Natural de Porto Alegre, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e dirigiu a área de assuntos internacionais do governo do estado.
 
Com larga experiência internacional, atuou como consultor de desenvolvimento de negócios para o Departamento de Comércio e Indústria do governo britânico e como consultor de desenvolvimento tecnológico para a Academia Internacional de Ciências, em Paris. Recentemente, presidiu a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (Waipa, da sigla em inglês), organização que reúne agências de promoção de investimentos de mais de 150 países.
 
No governo federal, foi um dos responsáveis pela retomada da política industrial no Brasil, durante a gestão do presidente Lula. Participou da criação da ABDI e, em 2005, veio a se tornar o primeiro presidente da instituição. De 2007 a 2011, presidiu também a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No governo Dilma, foi secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), além de assessor especial da Presidência da República. Alessandro foi, ainda, conselheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por 11 anos e, por oito, teve assento no conselho do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).


Otávio Silva Camargo

Otávio Silva Camargo é doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também concluiu mestrado em Economia Regional e Urbana. Sua tese de doutorado é na área de organização e localização industrial.

Com experiência nas áreas de Gestão, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional, atuou na Assembleia Legislativa (MG) e na Prefeitura de Belo Horizonte (MG). Colaborou para a formulação e implementação do arcabouço legal e institucional do arranjo de gestão e planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Como técnico e supervisor do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em Minas Gerais, durante seis anos, elaborou estudos e pesquisas sobre setores produtivos e mercado de trabalho no País.

Também atuou como professor e pesquisador em diversas instituições, como Universidade Metodista de Piracicaba (SP), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Natural de Campinas (SP), Otávio Camargo graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Maria Luisa Campos Machado Leal
 
Natural de Belo Horizonte (MG), Maria Luisa é economista com vasta experiência nas áreas de pesquisa econômica, planejamento, desenvolvimento industrial, e formulação, execução e avaliação de políticas públicas.

Maria Luisa ocupou vários cargos de direção no Governo Federal e do Estado de Minas Gerais. Pesquisadora da Fundação João Pinheiro, foi diretora do seu Centro de Estudos Econômicos, superintendente Central de Planejamento Econômico de Social do Estado de Minas Gerais e Secretária Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais (CDES).

No Poder Executivo Federal foi Secretária Adjunta e Secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Secretária Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo do Ministério do Turismo (MTur) e Assessora Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR).

Cândida Beatriz Oliveira

Natural de Goiânia (GO), Cândida Beatriz Oliveira é cientista política e especialista em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Antes de ingressar na ABDI, atuou nas áreas de educação (no Centro de Educação a Distância da UnB) e de meio ambiente (em organização da sociedade civil).
 
Funcionária de carreira da ABDI desde 2007, Cândida iniciou suas atividades no Gabinete da Presidência – o qual coordenou por dois anos – e passou pelo Escritório de Projetos, onde ganhou experiência em relação às atividades finalísticas da Agência. Antes de retornar ao Gabinete, assumiu posto na Assessoria Técnica da Presidência da ABDI, como responsável pela área de Relações Institucionais. 

 

 

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
SBN Quadra 1 - Bloco B - Ed. CNC - 14º andar - Brasília/DF - Brasil - CEP: 70041-902
Contato: TEL: +55 61 3962.8700 | FAX: +55 61 3962.8715 | E-mail: abdi@abdi.com.br

ABDI
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior