ABDI publica Relatório Técnico da segunda fase do Projeto Open Lab 5G

ABDI publica Relatório Técnico da segunda fase do Projeto Open Lab 5G

Resultados de testes em fábrica da WEG irão subsidiar decisões da Anatel sobre redes de Quinta Geração

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou nesta sexta-feira, 29/9, a íntegra do Relatório Técnico da segunda fase de testes do Projeto Open Lab 5G WEG-V2COM. Os resultados dos estudos, anunciados esta semana e operados em chão de fábrica por meio de cooperação técnica entre a Agência e a empresa WEG-V2COM, atestam a viabilidade e a aplicabilidade da tecnologia 5G em atividades da indústria.

O Relatório do Open Lab 5G WEG-V2COM Release 16 consiste em 72 páginas nas quais são apresentadas, entre outras, informações sobre o projeto, casos de uso – como esteiras inteligentes e aplicações robóticas industriais –, resultados esperados, resultados obtidos e comparações da rede Wi-Fi implementada no ambiente industrial da empresa com a nova tecnologia.

As análises do documento sugerem que a rede 5G aplicada pode oferecer as soluções necessárias para atender às exigências de conectividade e desempenho da Indústria 4.0. Destaque-se sua capacidade de suportar alta densidade de dispositivos conectados simultaneamente, aptidão particularmente relevante para ambientes IoT, onde uma grande quantidade de dispositivos precisa estar conectada à rede ao mesmo tempo.

Realizados com a supervisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a colaboração da Claro S.A., os testes que integram o Relatório foram efetuados em ambiente real de produção, na fábrica da WEG Drives & Controls, em Jaraguá do Sul (SC). Além de incentivar a massificação do uso de redes de Quinta Geração em operações do setor produtivo brasileiro, os resultados positivos do 5G Release 16 subsidiarão decisões da Anatel relativas à nova tecnologia.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas