ENCONTRE AQUI

3° Encontro BIM de governos latino-americanos no Uruguai

Delegação brasileira participa do 3° Encontro BIM de governos latino-americanos, que acontece até quinta-feira (30)

CCOM ABDI | 29/05/2019

Entre os dias 28 e 30 de maio de 2019, ocorre, em Montevidéu, o 3º Encontro BIM de Governos Latino-Americanos, com o objetivo dar continuidade aos trabalhos realizados em novembro passado, em Brasília. Naquela oportunidade, e aproveitando a presença de representantes de vários países, ocorreu também o lançamento oficial da Plataforma BIM BR. No primeiro dia, os trabalhos começaram com quatro palestras abertas ao público sobre experiências em formação de capacitação em BIM.

As atividades dos próximos dias, restrita aos representantes governamentais, discutirão temas que foram identificados como prioritários para os países participantes, tais como padronização, capital humano, tecnologias, comunicação. A ideia é chegar a um plano de trabalho comum que possa resultar em ações concretas focadas na sensibilização, promoção e capacitação dos países da região em BIM, potencialmente financiadas pelo BID.

Este grupo forma uma Rede BIM de governos latino-americanos focada nas discussões relacionadas à implementação do BIM em nível governamental, objetivando construção de uma visão compartilhada em torno da metodologia, o desenvolvimento de programas governamentais que impulsionem sua utilização na região, o compartilhamento de informações e boas práticas, etc.

A Rede conta atualmente com Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai. Compondo a delegação brasileira está o coordenador de Economia Digital e Produtividade Industrial da SEPEC, do Ministério da Economia, Wilton Catelani, o coordenador de Gestão Estratégia do DNIT, Anderson Alvarenga, e o Analista de Produtividade e Inovação da Coordenação de Difusão Tecnológica da ABDI, Leonardo Santana.