ENCONTRE AQUI

A caminho da segunda edição do Jornada Digital

ABDI faz workshop com MPEs associadas à Fiesp para apresentar os benefícios do programa Jornada Digital

CCOM | 29/09/2021

O Jornada Digital vai iniciar o segundo piloto do programa, com previsão de atender 140 micro e pequenas empresas, com mentorias sobre as práticas digitais mais recomendadas atualmente para os negócios.

Para apresentar o Jornada Digital, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), parceira do projeto, promoveram, nesta terça-feira (dia 28), um workshop para empresas associadas à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa, a maior dificuldade das MPEs hoje é não saber por onde começar. “Muitas até fazem investimentos em tecnologia, mas eles são dissociados de um planejamento estratégico”, explica.

Adryelle afirma que o objetivo dessa fase do projeto é justamente ofertar, de maneira gratuita, esse planejamento estratégico às empresas. “A transformação digital é uma grande alavanca não só para a sobrevivência das empresas, mas também para ganhos de mercado, de clientes, aumento de faturamento e de produtividade, além de geração de empregos”. O projeto oferece um passo a passo com as práticas digitais mais recomendadas para o negócio específico de cada empresa, um verdadeiro roadmap.

O foco do Jornada Digital não é necessariamente tecnologia, mas dois aspectos principais fazem parte do universo da transformação digital: “colocar o cliente no centro do processo de tomada de decisão, entendendo quais são as necessidades desse cliente, e, a partir disso, reorientar seu negócio, seus produtos e seus serviços; e o segundo é colocar dados no centro do seu processo de decisão, que deve estar ancorado em informações, e não mais na intuição”, explica a gerente da ABDI.

O gerente do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, Renato Corona, presente ao evento virtual, afirmou que é necessário que as empresas façam a transição de métodos pouco modernos de gestão para processos mais digitais. “Isso contribui para o aumento da produtividade, a redução de custos e a maximização de lucros”.

Para ele, a inovação e o aprimoramento permanente de gestão são fundamentais. “A digitalização não é questão de moda, é uma questão de sobrevivência.  Se as empresas não fizerem um esforço para assegurar suas condições de mercado e avançarem na transformação digital, vai ficar difícil para elas”, afirmou.

Fechando o workshop, o coordenador de projetos da FGV, parceira da ABDI no projeto, Marcel Levi, fez uma apresentação do que é o Jornada Digital, como ele funciona na prática e como é o passo a passo que as empresas vão trilhar para acessar todo o conjunto de informações.

Marcel explicou que, ao entrar na página do Jornada, o empresário selecionado para participar do piloto irá acessar primeiro o Guia de Boas Práticas Digitais, com 25 práticas, para fazer o download. A partir daí a jornada segue para o sistema que vai avaliar a maturidade digital da empresa, o grau de digitalização. Com esse autodiagnóstico, será disponibilizado um roadmap personalizado para a empresa. “Vale destacar que também é possível fazer o download desse diagnóstico, para analisar com calma quais são os gaps da empresa, onde ela está avançada, etc”.

De acordo com ele, o mapa vai apontar por onde o empresário deve começar sua jornada rumo à transformação digital e qual caminho ele deve trilhar. “Isso foi apontado na pesquisa que fizemos com a ABDI, como a Adryelle já disse. A maioria dos empresários, embora saiba a importância da transformação digital, não sabe por onde começar”.

O roadmap cai, em seguida, em um ambiente virtual de aprendizagem, com todo o conteúdo necessário para o empresário conhecer, entender e implementar as práticas em sua empresa. Nesse espaço, ele irá encontrar conteúdos digitais, templates, vídeos explicativos, infográficos, e todo o material necessário para concluir sua jornada de conhecimento.

Jornada Digital

O projeto é uma metodologia para ajudar na elevação da maturidade digital das MPEs a partir da implementação de um conjunto de ferramentas e boas práticas digitais.

Conheça o projeto

Perdeu o evento? Assista: