ENCONTRE AQUI

ABDI apoia Mapa de Indicadores e serviços da Assistência Social

A ABDI apoiou, por meio do edital “Startups & Comunidades" a Empresa Portabilis, no desenvolvimento da primeira Plataforma de Dados Abertos da Assistência Social do Brasil

CCOM | 11/09/2020

A crise sanitária que o país enfrenta em virtude da Covid-19 trouxe prejuízos financeiros e sociais para boa parte da população. Uma iniciativa da startup Portabilis, de Içara, no sul de Santa Catarina, recebeu o apoio da ABDI para desenvolver uma plataforma que democratiza o acesso on-line a dados abertos e públicos da Política da Assistência Social de Santa Catarina. O portal DataSUAS foi lançado nesta quinta-feira (10/9), em evento virtual.

“Essa plataforma é totalmente alinhada com o principal foco da ABDI de transformação digital. E o benefício aqui se amplia para a mitigação dos efeitos da Covid-19 em locais de vulnerabilidade”, disse Lanna Dioum, líder do projeto do edital Startups & Comunidades, na ABDI.

O sítio on-line vai reunir dados abertos e públicos da Política da Assistência Social de Santa Catarina. A meta do programa da ABDI é atender comunidades carentes ou em situações de vulnerabilidade com soluções inovadoras para amenizar os impactos da pandemia do COVID-19.

“Quero cumprimentar a ABDI por oportunizar o favorecimento de contribuições às comunidades de baixa renda e de enfrentamento à Covid-19, e por ter selecionado a Portabilis. Já se verifica uma inteligência de gestão da ABDI em acertar nessa escolha”, disse Luziele Tapajós, pesquisadora do Departamento de Assistência Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Comitê SUASSC/COVID19: em defesa da vida.

Com o lançamento da plataforma, todos os cidadãos poderão acessar e navegar pelo Mapa de Localização, conferindo informações de contato de todos os órgãos que compõem a rede de serviço socioassistencial (direta, indireta e organizações), além de indicadores de situação de vulnerabilidade e risco social mapeadas nos territórios pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, como por exemplo, o número de casos de violência e violação de direitos de crianças, adolescentes e mulheres.

O site representa para a população um caminho fácil até a informação. É um cardápio de opções, que permite que qualquer pessoa possa localizar no Mapa, a entidade ou organização de assistência social mais próxima. Além disso, terão acesso ao horário de funcionamento dos equipamentos, ações coletivas de solidariedade, entre outros apoios.

De acordo com o CEO da Portabilis, Tiago de Faveri Giusti, apenas 8% dos municípios no Brasil usam alguma tecnologia para o prontuário de atendimento das famílias nos equipamentos da Assistência Social, segundo o Censo SUAS de 2018. “Isso dificulta o atendimento e acompanhamento destas famílias, especialmente em tempos de pandemia. É por estas dificuldades na gestão da política e a falta de acesso a dados dos municípios que estamos lançando o DataSUAS”, ressaltou.