ENCONTRE AQUI

ABDI e BIOTIC firmam parceria na área de Segurança

O acordo de cooperação com o Parque Tecnológico de Brasília dará início a ações de capacitação de profissionais pelo Centro de Segurança Cibernética- Cyber Arena – ambiente voltado para segurança cibernética, operacionalizado pela ABDI

CCOM | 22/04/2021

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico BIOTIC assinaram, nesta segunda-feira (19/04), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para promover a sensibilização e disseminação da cultura de segurança cibernética. As duas instituições vão atuar na divulgação das capacitações que serão oferecidas na Cyber Arena, um ambiente que tem o objetivo de oferecer a experimentação, avaliação de vulnerabilidades e o desenvolvimento de ideias e soluções para enfrentar problemas cibernéticos. 

De acordo com Larissa Querino, analista de Produtividade e Inovação da ABDI, responsável pelo projeto, a cooperação entre as instituições vai permitir ações conjuntas para o aumento da maturidade digital do setor produtivo de forma sustentável, por meio de qualificação e de treinamentos e com a troca de experiências e informações.

“A parceria propiciará a divulgação das atividades a serem realizadas no âmbito da Cyber Arena, a identificação de interessados – empresas, órgãos públicos do Governo do Distrito Federal e estudantes de nível médio e superior –, a disponibilização ao BIOTIC e a seus parceiros de vagas em atividades de capacitação e sensibilização em segurança cibernética, além do compartilhamento de infraestruturas físicas presentes no Parque Tecnológico BIOTIC e na ABDI para a realização dessas atividades”, destaca. 

ABDI e Segurança Cibernética

No atual cenário de pandemia e com o processo de transformação digital da economia mundial cada vez mais intenso, um dos maiores desafios de segurança digital que afeta as atividades econômicas e digitais são os ataques cibernéticos contra pequenas empresas. Como uma estratégia nacional de segurança digital, a ABDI e o BIOTIC vão desenvolver o Centro de Segurança Cibernética - Cyber Arena. 

O ambiente virtual vai capacitar especialistas e estudantes, prestar serviços a empresas e a organizações públicas e privadas, além de promover a conscientização da sociedade acerca da relevância da segurança cibernética.

O centro utilizará software de simulação de atividades cibernéticas, detecção de situações de risco e ataques e previsão de ataques, por meio de ações proativas de detecção. O serviço e os treinamentos serão realizados na modalidade de Ensino à Distância (EAD), de licença de uso do simulador hiper-realista de segurança e ataque cibernético, hospedado em nuvem.