ENCONTRE AQUI

ABDI e Frente Parlamentar da Economia Digital discutem ações conjuntas

Marcos regulatórios que favoreçam a inovação devem nortear parcerias

CCOM | 23/04/2019

Um grupo de parlamentares da Frente Mista da Economia e Cidadania Digital visitou a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, nesta terça-feira (23), para articular ações que promovam a inovação na educação, políticas públicas e setor produtivo do país. O presidente Guto Ferreira apresentou as principais iniciativas da ABDI e destacou a importância do Congresso Nacional na indução de medidas que retirem obstáculos ao surgimento de novos negócios.

“Não existirá uma 4ª Revolução Industrial sem uma revolução na educação. Ter no currículo escolar matérias como robótica e programação é uma necessidade para os jovens. Esta nova geração quer um novo modelo de educação que não é mais aquele de ficar sentado em sala de aula. Temos que ouvir estes jovens. E uma maneira que encontramos é pelo programa Startup Indústria”, exemplificou Guto Ferreira.

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado federal João Henrique Caldas, citou a proposta, em discussão na Câmara, para alterar a lei que regulamenta as licitações e contratos da Administração Pública (Lei nº 8.666/93). Outra iniciativa importante para o setor, na opinião do parlamentar, será o marco regulatório para o mercado de startups. Para ele, são necessárias mudanças para facilitar a inovação no país.

“Todo o ecossistema necessita que as políticas sejam atualizadas e nada melhor que uma Frente, um local específico, com pessoas especializadas na área para tratar do tema e dar os encaminhamentos necessários para investirmos em ciência tecnologia e inovação”, apontou JHC.

Na opinião do coordenador de Economia Digital da ABDI, Rodrigo Rodrigues, levar a discussão sobre o tema para o Parlamento é importante para promover e regular os novos modelos de negócios. “O Congresso Nacional precisa estar na dianteira e preparado para lidar com estes novos modelos que emergem da economia digital, por isso chamamos a Frente Parlamentar para este encontro e também para que a Agência tenha oportunidade de propor pautas”.

Os parlamentares conheceram a estrutura da ABDI e elogiaram a gestão da Agência. “Temos aqui uma maneira eficiente de governança, onde se tem controle sobre tudo que se é realizado. Isto está transparente e acessível, não apenas para os parlamentares, mas para a população, o que se reflete em resultados”, exaltou o senador Rodrigo Cunha.

Os deputados federais Felipe Rigoni, João Campos, Luísa Canziani, Mariana Carvalho, Rodrigo Coelho e Vinicius Poit também estiveram no encontro.