ENCONTRE AQUI

ABDI lança consulta pública sobre Brasil Mais

Consulta vai ajudar a ABDI a propor edital com investimentos em soluções que contribuam com a transformação digital de pequenas empresas

Gabriela Campos | 11/11/2020

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lança, nesta segunda-feira (16/11),  consulta pública  para coletar sugestões de critérios para seleção de soluções inovadoras de capacitação e treinamento on-line para micro e pequenas empresas. A chamada pretende levantar as contribuições, tanto da sociedade quanto do setor produtivo, para a construção de um edital de concurso.

Por meio de convênio com o Ministério da Economia, a agência irá tornar público, em breve, o edital, que irá selecionar metodologias e ferramentas tecnológicas que ajudem a contribuir para implementar uma cultura de transformação digital nas micro e pequenas empresas brasileiras.  A situação atual da pandemia de coronavírus, cujos impactos negativos foram significativos nas atividades dos pequenos negócios, despertou ainda mais a necessidade de estabelecer estratégias voltadas para a inserção das empresas no universo digital.

As soluções selecionadas no concurso deverão ser testadas a partir de projetos pilotos e poderão ser incorporadas ao escopo do Brasil Mais. O programa, do governo federal, é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa, o edital objetiva apoiar as empresas na redefinição de suas estratégias empresariais no que diz respeito à qualificação e ao desenvolvimento das pessoas nos processos digitais. “As empresas precisam contar com um corpo de funcionários com competências suficientes para usar as tecnologias de forma eficaz e para atuar de forma versátil no universo digital”, afirma.

Ainda segundo ela, cerca de 30% das empresas hoje destacam a falta de qualificação do trabalhador como principal barreira para a transformação digital de seus negócios.  “Pesquisa da CNI de 2017 nos mostra justamente a dificuldade de as empresas adotarem tecnologias digitais quando o trabalhador não está preparado para isso”.

A consulta pública estará disponível até o dia 30 de novembro.

Acesse aqui