ENCONTRE AQUI

ABDI lança Guia Sandbox no evento Connected Smart Cities

O Guia de Cidades Inteligentes é um passo a passo para os municípios para a implementação de área urbana de testes e validação de tecnologias

CCOM | 31/08/2021

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lança o Guia Sandbox para Cidades Inteligentes na 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility, evento que acontece em São Paulo, de 1 a 3 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, simultaneamente à 2ª edição do AirConnected - Transporte Aéreo Resiliente.

O Guia Sandbox para Cidades Inteligentes é um passo a passo, voltado para os gestores públicos, para a adoção de tecnologias, realização de testes e validação de soluções inovadoras para as cidades inteligentes. “Este guia traz para o Poder Público e para o ambiente de inovação o caminho mais seguro para a modernização das cidades, com explicações sobre adoção de tecnologias de forma segura e com economia de recursos”, explica o presidente da ABDI, Igor Calvet.

Acesse o Guia Sandbox

De acordo com Tiago Faierstein, Genrente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, o principal objetivo do sandbox é reduzir assimetria de conhecimento entre setor publico e ecossistena da industria 4.0. “O Guia Sandbox norteará a implantação de Cidades Inteligentes, atendendo não só as necessidades do setor produtivo, que é o grande foco da ABDI, mas também as necessidades específicas de cada cidade. A população tem que ser parte da validação das tecnologias para ajudar na customização dos serviços”, afirmou.

O guia é uma iniciativa da ABDI e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). E tem como referência o programa Vila A Inteligente, o primeiro bairro sandbox do Brasil, uma parceria entre a ABDI, PTI, Itaipu Binacional, Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR), com apoio da Copel e Inmetro. O Vila A é um bairro da cidade de Foz que, por meio de decreto municipal, tornou-se um espaço urbano de experimentação e validação de tecnologias (sandbox). Em ambiente real e com a participação dos moradores, são testadas soluções como semáforos inteligentes, luminárias inteligentes e pontos de ônibus inteligentes, todos interligados a um Centro de Controle e Operações (CCO). 

O Guia Sandbox para Cidades Inteligentes oferece informações sobre as etapas para a implantação do ambiente urbano real de testes de tecnologias, com os instrumentos legais necessários à implementação. “Esperamos que as informações deste guia contribuam para que os municípios adotem tecnologias em benefício do maior desenvolvimento urbano, econômico e social”, completou Calvet.

O lançamento do Guia Sandbox para Cidades Inteligentes aconteceu hoje (02/09), durante a 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility, em painel de debates sobre tecnologias. Participaram o presidente da ABDI; o general Eduardo Garrido, Diretor-Superintendente do PTI; Miguel Coelho, prefeito de Petrolina (PE); Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (SP); Evaldo Cruz Neto, superintendente de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); e Tiago Pontes de Queiroz, secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano e Regional do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Durante o evento, o diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, mencionou a trajetória percorrida pelo Parque até chegar ao funcionamento do Sandbox. “Todas as ações estão interligadas e gosto de pensar que são um organismo vivo”, comenta Garrido, “nós desenvolvemos o Living Lab, os projetos VemDF e VemPR, o Fronteiratech, até chegarmos ao Vila A Inteligente integrando todo o corpo, e hoje estamos oficialmente lançando um dos resultados de todos os esforços feitos pela ABDI e PTI”. Garrido comentou ainda sobre a economia iguaçuense estar se abrindo para uma nova frente: a do empreendedorismo. “Convidamos a todos para conhecer Foz, o Vila A e o PTI”.

Connected Smart Cities

A 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility e a 2ª edição do AirConnected - Transporte Aéreo Resiliente serão realizadas simultaneamente e em formato híbrido, no Centro de Convenções Frei Caneca. A feiras acontecem com extensa programação de palestras abordando projetos de cidades inteligentes e setores da aviação, área de networking e participação de empresas.
O Connected Smart Cities & Mobility aborda assuntos com base nos eixos de Economia, Governança, Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Urbanismo, Empreendedorismo, Energia, Mobilidade, Educação e Segurança. 
Clique aqui para mais informações  

Sobre a ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) trabalha para que o setor produtivo nacional aumente sua produtividade, competitividade e lucratividade. A partir da formulação de programas e serviços, a ABDI contribui de forma efetiva para o desenvolvimento econômico. A atuação tem, mais recentemente, se concentrado no incentivo à transformação digital, novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A ABDI é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento do setor produtivo brasileiro.