ENCONTRE AQUI

ABDI participa de evento no MDR sobre o Nordeste

Semana + Nordeste tem a missão de coordenar ações do governo e de agências em prol do desenvolvimento da região

Paula Fettermannn | 10/03/2020

Na manhã desta segunda-feira (9), a equipe da Coordenação de Economia Digital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou da Semana + Nordeste, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A ABDI desenvolve projetos de transformação digital na região.

A Semana + Nordeste coordena as ações dos diferentes atores do Governo Federal voltadas ao crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida na macrorregião. O objetivo do evento é construir uma agenda para o desenvolvimento do Nordeste.

No evento, a assessora especial da ABDI, Andréa Macera, falou sobre programa, ainda em desenvolvimento pela equipe da Agência, que terá como objetivo “selecionar projetos na região Nordeste voltados à transformação digital do setor produtivo, com foco em micro, pequenas e médias empresas, estruturados em redes e ecossistemas de inovação”, explicou Andréa.

O ministro Rogério Marinho (MDR) afirmou que o governo tem “uma missão muito importante de fazer com que todas as regiões do País tenham igualdade de oportunidades. Reunimos o Governo Federal e agências que têm interesse e transversalidade com nossas ações. Podemos, sim, mudar o Brasil. E faremos isso com um programa articulado de ação e com a racionalização dos recursos que já existem e são aplicados no Nordeste por cada uma dessas agências e instituições”, destacou.

ABDI no Nordeste

A secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU), Adriana Melo Alves, destacou a importância do tema Cidades Inteligentes para a região. E citou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado pela ABDI e pela prefeitura de Petrolina (PE) em fevereiro deste ano, que permite a montagem de um Living Lab urbano no município.

O Hub de demonstração de tecnologias de Cidades Inteligentes será o primeiro da região. A cidade pernambucana foi escolhida por fazer parte da Rota de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do MDR.

Até o sábado (14), equipes de ministérios, agências e órgãos federais, entidades internacionais, bancos de fomento e representantes do setor produtivo vão apresentar e discutir meios para a integração das ações no Nordeste. Ao fim da ‘Semana + Nordeste’, será formulado um documento que orientará a implementação de políticas públicas para a população nordestina.