ENCONTRE AQUI

ABDI participa do 3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira

Com inscrições abertas, o evento contará com a participação de representantes dos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia, que discutirão uma maior integração da indústria nacional com o cenário global

Bruna de Castro | 25/09/2019

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está em contagem regressiva para a 3ª edição do Fórum da Indústria Espacial Brasileira, que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, em São Paulo. As inscrições estão abertas e o tema desta edição é “Economia Espacial e Negócios”. Fruto de uma parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB), com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE), a ABDI e o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o 3º Fórum tem o objetivo de criar um ambiente de debate, troca de ideias e possibilidades de negócios para o desenvolvimento do setor espacial.

O Fórum discutirá os benefícios socioeconômicos gerados a partir do setor espacial e as aplicações possíveis, novos modelos de negócios aplicáveis ao setor e as conexões da tecnologia espacial com outros setores produtivos. O evento tem como público-alvo, além das instituições de governo, representantes de empresas e de startups, institutos de pesquisa, universidades, instituições de fomento e financiamento. Participar do Fórum também é uma oportunidade de reunir-se com diferentes setores, usuários e fornecedores de aplicações espaciais.

A Economia Espacial envolve a produção de hardware e software para lançadores, satélites e infraestrutura de solo e também a de aplicações espacial. A partir de dados e imagens satelitais, inúmeros setores produtivos são beneficiados pelos serviços de sensoriamento remoto, telecomunicações, meteorologia, posicionamento e navegação, coleta de dados. Assim, além das empresas do setor espacial, o Fórum busca atrair aquelas de diferentes setores produtivos usuárias e fornecedoras de aplicações espaciais, servindo como um espaço em que tais setores produtivos possam discutir seus projetos e estabelecer novas parcerias baseadas em tecnologias espaciais.

Na edição deste ano, o Fórum da Indústria Espacial contará com a participação de representantes dos Estados Unidos, da Europa, da América Latina e da Ásia, para promover maior integração da indústria nacional com o ambiente global.

O Fórum da Indústria Espacial Brasileira nasceu da necessidade de ter um espaço voltado para discussões desse segmento industrial. Sua realização busca difundir uma visão abrangente sobre a Economia Espacial e suas questões comerciais. Busca também contribuir para o fortalecimento de uma cadeia produtiva que envolva, além de empresas de componentes de sistemas satelitais e de lançadores, empresas com foco em aplicações espaciais e infraestrutura de solo. Os fornecedores de todos esses segmentos também são parte fundamental da cadeia produtiva do setor espacial.

Para mais informações, inscrições e programação do evento, clique aqui.