ENCONTRE AQUI

ABDI realiza webinário sobre Encomendas Tecnológicas

Com o apoio do ITA, AEB e IAE, o evento será nos dias 5 e 6 de outubro e inclui palestras e workshops. Interessados deverão se inscrever no site do Hubtec

CCOM | 27/09/2021

Nos dias 5 e 6 de outubro, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realiza o Webinário ABDI de Encomendas Tecnológicas com o tema “Como calcular a maturidade tecnológica e de produção de uma solução”.

Gratuito e 100% on-line, o evento é realizado com o apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e é voltado para empreendedores, gestores públicos, setor industrial, agentes do Sistema S, acadêmicos, além de entidades e profissionais do 3º setor. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) também é parceiro da ação.

O Webinário tem o objetivo de apoiar gestores na tomada de decisões relativas às Encomendas Tecnológicas (ETECs), aos investimentos e aos esforços por etapa de desenvolvimento. 

O presidente da ABDI, Igor Calvet, destaca que as Encomendas Tecnológicas são um modelo inovador de aquisição pública, mas que requerem alta qualificação, tanto por parte dos gestores públicos, quanto por parte das empresas. “Estamos falando de aquisições de altíssimo risco tecnológico e de um vultoso esforço de P&D por parte das empresas. O Webinário será um caminho oportuno para ter acesso a um conhecimento qualificado, aprender sobre as ferramentas de medição de maturidade tecnológica, além de obter orientações de boas práticas no mercado e troca de experiências por parte de gestores públicos e privados”, adianta Calvet.

Além de Igor Calvet, participam da solenidade de abertura, no dia 5 de outubro, o presidente da AEB, Carlos Moura, o reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, e o diretor do IAE, Brigadeiro do Ar César Augusto O' Donnell Alván. 

O Webinário contará com dois painéis sobre a importância das Encomendas Tecnológicas e as ferramentas de avaliação de maturidade tecnológica. Será oferecida também uma capacitação para medição da transição dos níveis de maturidade da tecnologia e da produção das soluções tecnológicas, com orientações sobre o uso das calculadoras desenvolvidas pelo ITA, em parceria com o IAE, e pela calculadora da AEB, que já estarão disponíveis no site do Hubtec.

Para participar do encontro virtual, os interessados deverão se inscrever aqui. Ao fim do evento, os inscritos receberão um certificado de capacitação e participação.

Inscreva-se 

Clique aqui e confira programação completa do Webinário ABDI de Encomendas Tecnológicas – Como calcular a maturidade tecnológica e de produção de uma solução.

Sobre as Calculadoras

Desde o momento em que é criada, a tecnologia passa por diversas etapas de evolução até a sua plena operação, para que esteja pronta para o uso ou a comercialização. As duas calculadoras, a TRL (da sigla em inglês, Technology Readness Level) e MRL (Manufacturing Readiness Level), foram desenvolvidas para mensurar o Nível de Maturidade Tecnológica e o Nível de Maturidade de Produção, respectivamente.

De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, a metodologia de se avaliar o nível de maturidade tecnológica, seja para produtos ou processos, tem sido uma abordagem interessante para diferenciar o que ainda é uma ideia, do que já está no nível de protótipo e do que já está pronto para ser utilizado ou comercializado em formas operacionais.

“Saber das nossas capacidades e em que nível de maturidade elas se encontram nos deixa mais aptos a saber como podemos nos engajar nos projetos, onde podemos investir para completar o desenvolvimento e o que já pode ser utilizado dentro de um prazo menor e com custo menor”, afirma.

Acordo de Cooperação Técnica

O Webinário faz parte das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica, entre ABDI, ITA e IAE. Pelo documento, o ITA e o IAE disponibilizam suas calculadoras gratuitamente no site do Hubtec, coordenado pela ABDI. A cooperação tem como objetivo a orientação, sensibilização e capacitação de gestores públicos e privados no tema maturidade tecnológica e maturidade de produção, dentro do projeto Hubtec da ABDI.

Hubtec

O Hubtec é uma iniciativa da ABDI e do IPEA. Na plataforma online, gestores público e privados têm acesso a diferentes informações sobre as Encomendas Tecnológicas (ETECs): legislação, casos de sucesso, boas práticas, conteúdo técnico, eventos e assessoria com especialistas. 

saiba mais sobre o HUBTEC