ENCONTRE AQUI

Como o seu pequeno negócio pode se destacar na era digital?

Fundação Dom Cabral discute dicas relevantes em uma live, em que também será lançado o VI e-book da Coletânea “Economia Digital Passada a Limpo”, que tem o apoio da ABDI

UCM | 20/10/2021

O evento traz um recorte especial e bastante pragmático sobre como as empresas de pequeno porte devem agir para ter boa performance, conquistando novos mercados, aumentando a produtividade e desenhando modelos de negócios bem-sucedidos. A live acontece no dia 26/10, das 10h às 11h30. o link de inscrições é o do Sympla. Como sobreviver e crescer em um mundo dominado pelas grandes plataformas? Que tipo de tecnologias e ferramentas usar? E para que finalidades? Que parcerias deve buscar para melhorar as vendas online e que cuidados precisa ter? São algumas das perguntas que serão respondidas no painel.

Durante a live, o público poderá tirar as dúvidas e também compartilhar dicas. Entre os convidados, está Ramon Martins, diretor de Food Service e Micro e Pequenos Negócios da TOTVS. Ele vai abordar dicas sobre como as pequenas empresas podem utilizar as ferramentas digitais para organizar o seu negócio e crescer fazendo a sua transformação digital. Ramon vai mostrar porque as tecnologias de gestão, o e-commerce, as estratégias ominichannel e a inteligência artificial valem tanto para as grandes empresas como para as pequenas.

Robson Luiz da Silva Fernandes, empreendedor do setor de varejo de confecções, é outro participante do evento. Ele vai apresentar como acelerou a transformação digital durante a pandemia, com o apoio de uma plataforma criada pelo Grupo Malwee para facilitar as vendas e a inclusão digital dos lojistas da sua rede.

Também participa como painelista Francisco Saboya, diretor superintendente do Sebrae-PE e presidente do Conselho da Anprotec. Ele vai mostrar o que esperar das pequenas empresas no futuro digital e dicas para as empresas melhor se prepararem. Ferramentas tecnológicas, preparação dos empresários e relacionamento com o ecossistema são alguns dos temas a serem abordados nas suas dicas.

Lançamento

Durante a live, será lançado o sexto livro da coletânea que discute as 100 questões mais relevantes sobre a economia digital. O e-book “Os Pequenos Negócios e o Mundo Digital” trará alguns casos e análises sobre o uso de ferramentas e estratégias empresariais de aplicação de tecnologias digitais nos pequenos negócios, inseridos ou não em cadeias de valor de grandes empresas ou em plataformas digitais. 
Você pode baixar aqui a Coletânea

Os pequenos negócios e o mundo digital

Um livro inteiro dedicado aos pequenos negócios! E construído a partir de cases, pesquisas e reflexões de acadêmicos, instituições relevantes e especialistas com vasta experiência como Lucas Câmara, diretor executivo do Centro para a 4ª Revolução Industrial afiliado ao World Economic Forum; Rafael da Silva Alvim da Comissão de Proteção de Dados da OAB/DF; Renata Malheiros, coordenadora do Sebrae Delas, que reúne projetos de empreendedorismo feminino do Sebrae, e Ramon Martins, diretor de Food Service e Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.

O e-book é dividido em 5 blocos: a economia digital para pequenas empresas brasileiras; transformação digital e negócios responsáveis; prontidão digital; regulação e ecossistema de inovação e futuro da economia digital para as pequenas e médias empresas. Nestes blocos terão artigos que vão discutir:
• Há espaço para pequenos negócios entre os gigantes da economia digital?
• Políticas públicas de apoio à digitalização de pequenos negócios no mundo e no Brasil;
• Estratégias digitais de internacionalização;
• Cibersegurança e tratamento especial para os pequenos negócios e LGPD;
• Por que as tecnologias de gestão, o e-commerce, as estratégias ominichannel e a inteligência artificial valem tanto para as grandes empresas como para as pequenas?
• Novos modelos de negócios na economia digital;
• Como a digitalização pode alavancar a diversidade no mundo empresarial?
• Quais são as melhores ferramentas e tecnologias digitais para alavancar os pequenos negócios?
• Competências digitais e educação empreendedora;
• Startups na cadeia de valor.

De acordo com Carlos Arruda, professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, “ao analisar a realidade das micro e pequenas empresas, fica clara a necessidade de tratar a digitalização e a transformação digital em níveis diferenciados de aplicação e de maturidade. O livro considera que o mundo das startups já está bem estudado, mas o mesmo não vale para as pequenas empresas tradicionais, que não são nativas digitais. Estas têm mais dificuldades, mas estão atentas ou foram empurradas para o mundo digital com a pandemia".

Neste sentido, como lembra Rafael Moreira, economista e assessor da Diretoria Técnica do Sebrae Nacional, onde trabalha com Transformação Digital e Inteligência de Negócios, “é essencial empoderar os micros e pequenos negócios e apoiá-los na busca por uma maior participação nos ganhos da economia digital”.

A Série Economia Digital é fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral (FDC) – uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020) – com o Sebrae, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Stefanini, TecBan e TOTVS, e está fundamentada em uma coleção de e-books que busca responder, de maneira interrogativa e provocativa, 100 questionamentos sobre o tema. Veja como a coletânea está organizada: 

E-book I – A economia digital: como e por que move o mundo e as empresas, onde estamos e aonde podemos chegar (lançado em abril de 2021)
E-book II – Negócios e transformação digital (lançado em maio de 2021)
E-book III – Acesso e adoção de meios digitais: estamos prontos? (lançado em junho de 2021)
E-book IV – A adequação do ecossistema regulatório e de inovação para o digital (lançado em agosto de 2021)
E-book V – O desafio da confiança e da segurança na economia digital (lançado em setembro de 2021)
E-book VI – Os pequenos negócios e o mundo digital

Próximo lançamento

E-book VII – Síntese e insights (novembro de 2021)

SERVIÇO
Live: Como o seu pequeno negócio pode se destacar na era digital?
Data: 26/10
Hora: das 10h às 11h30
O link de inscrições é o do Sympla: https://bit.ly/EconomiaDigital-6
Participantes: 

Carlos Arruda – professor da Fundação Dom Cabral.
Carlos Melles – presidente do Sebrae.
Mediação: Heloisa Menezes – professora convidada da Fundação Dom Cabral
Panelista 1: Ramon Martins - diretor de Food Service e Micro e Pequenos Negócios da TOTVS
Panelista 2: Robson Luiz da Silva Fernandes - empreendedor do setor de varejo de confecções.
Panelista 3: Francisco Saboya – diretor superintendente do Sebrae-PE e presidente do Conselho da Anprotec.