ENCONTRE AQUI

Deficientes visuais poderão contar com soluções na hora de ir ao mercado

Nesta terça-feira (28), cinco startups selecionadas no Desafio ABDI/ABRAS irão apresentar suas soluções tecnológicas para melhorar a experiência de compra dos consumidores

Bruna de Castro | 27/05/2019

Chegou a hora. Nesta terça-feira (28), cinco startups selecionadas no Desafio ABDI/ABRAS irão apresentar suas soluções tecnológicas para melhorar a experiência de compra dos consumidores com deficiência visual. A final ocorrerá no Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA), em São Paulo, coordenada pelas equipes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Participam da etapa final do Desafio o presidente da ABDI, Guto Ferreira, o deputado federal Felipe Rigoni (PSB/ES), cego desde os 15 anos, além de representantes da ABRAS e da Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Economia (ME). Serão declaradas vencedoras três startups que, receberão premiação em dinheiro e acesso ao mailing da ABRAS composto por mais de 80 mil empresas do setor supermercadista.

Existem atualmente no Brasil mais de 6,5 milhões de deficientes visuais que enfrentam diariamente o grande desafio de irem às compras de forma mais autônoma possível. A proposta desse concurso de soluções é desenvolver e identificar, por meio do ecossistema de startups, as possíveis tecnologias que possam ajudar os clientes deficientes visuais em sua jornada de compra no varejo por meio de tecnologias inovadoras.

O desafio também é uma resposta a uma demanda da ABRAS, para considerar os possíveis impactos de uma norma que determina que os supermercados fixem os preços de todas as mercadorias em braile. A iniciativa conta ainda com a participação da Fundação Dorina Nowill, a Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara) e a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

Acompanhe as atividades da etapa final do Desafio, que acontece nesta terça-feira (28), na sede do ProVA, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo:

- 17h30 até 18h40 – Início dos pitches. (5 minutos de pitch e 10 minutos para perguntas)
- 18h40 até 19h00 – Definição de finalistas
- 19h00 até 19h10 – Divulgação das finalistas
- 19h10 até 19h30 – Entrega dos prêmios