ENCONTRE AQUI

Distrito 22@ também no Brasil

No mundo, a Cidade de Barcelona se tornou referência e inspiração para várias regiões quando o assunto é Inovação

Katia Maia | 21/02/2020

O Distrito 22@, um projeto iniciado no ano 2000 no bairro de Poblenou, transformou uma área industrial, de 200 hectares, em um distrito inovador. Um local onde se experimenta tecnologia antes de aplicar por toda a cidade.É para lá que o presidente da ABDI embarca, nesta sexta-feira. Em Barcelona, ele irá conhecer o Distrito 22@ juntamente com Josep Piqué, mentor da iniciativa na cidade. A ideia é conhecer o conceito do bairro e trazer soluções para o Brasil, alinhadas ao programa Cidades inteligentes (Smart Cities), da ABDI.

Em Barcelona, o distrito 22@ tem como base três eixos: trabalho, lazer e educação, numa ação considerada uma das mais ousadas da Europa e espelho para outras cidades ao redor do mundo, com investimento superior a € 200 milhões em infraestrutura. No Brasil, o programa Cidades Inteligentes (Smart Cities), da ABDI, usa a tecnologia para gerar eficiência em áreas urbanas, promovendo o desenvolvimento econômico e a melhora a qualidade de vida da população, de forma sustentável.

A ideia é conhecer e replicar nos municípios parceiros da ABDI, dentro do programa Cidades Inteligentes, soluções desenvolvidas no Distrito 22@. A proposta do bairro é ser autossustentável e experimentar ações sem a barreira da burocracia. A ideia é trazer a ideia de bairro inteligente para Brasília e implantar o conceito em parceria com o Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC. A ABDI deve replicar as soluções do Distrito 22@ também em Petrolina (PE) e Foz do Iguaçu (PR). Dentre as iniciativas do programa Cidades Inteligentes, a Agencia já implantou o compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas no Distrito Federal e formalizou parceria com Petrolina (PE), onde deverá ser implantado um Living lab,  e com o estado do Paraná onde também há a proposta de utilização de veículos elétricos.

Em Barcelona, o presidente da ABDI participará ainda da Tech Spirit Barcelona, evento que reunirá uma série de atividades e conferências de fomento e empreendedorismo. Além de se reunir com Eduardo Navarro (ex-presidente da Telefônica no Brasil) quando conhecerá estudos e equipamentos na área de 5G, com a visão de implementar cases de cidades inteligentes no Brasil também com o uso do 5G. A viagem prevê ainda a ida a Madri para encontro com investidores, promovido pelo Grupo Santander.