ENCONTRE AQUI

Intercâmbio tecnológico Brasil-Espanha

Na Espanha, Igor Calvet, reuniu-se com o governo da Catalunha, empresa de telefonia e com investidores do Grupo Santander

Kátia Maia | 28/02/2020

Nos encontros, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento industrial (ABDI), Igor Calvet, apresentou e divulgou as iniciativas da ABDI de promover a adoção e difusão de novas tecnologias, especialmente, na área de Cidades Inteligentes e Indústria 4.0, e a transformação digital no Brasil.

Em Barcelona, Igor Calvet encontrou-se com Matilde Villaroya Martínez, Diretora Geral da Indústria, do Ministério de Indústria e Conhecimento do Governo da Catalunha, e com Áurea Rodríguez, Diretora da Agência de Inovação e Desenvolvimento Industrial (Acció), que equivale à ABDI do governo da Catalunha.

Com elas, o presidente da ABDI discutiu o intercâmbio de empresas e indústrias brasileiras com a Catalunha e vice-versa, principalmente, na área de cidades inteligentes, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias aplicadas para os municípios brasileiros. O intercâmbio de pessoal para estudos e treinamentos nos dois países também foi tema da conversa. Calvet também tratou da troca de experiências entre as empresas com o presidente da Câmara de Comércio da Catalunha, Javier Mirallas.

Em visita à Telefônica, o presidente da ABDI conheceu as iniciativas na área de inovação, sobretudo, voltadas à criação de aplicativos com inteligência artificial para a área da saúde. A Telefônica tem vários projetos de desenvolvimento de aplicativos que utilizam os dados gerados pelos seus clientes. Esses aplicativos permitem fazer a análise de comportamento das pessoas por meio da inteligência artificial.

Em Madri, Igor Calvet reuniu-se com investidores do Santander, com a presença da vice-presidente do Santander no Brasil, Patrícia Audi. Entre os temas tratados, eles discutiram alternativas de investimento em tecnologias de cidades inteligentes ou em soluções para empresas que queiram se modernizar com tecnologias 4.0.

Também participaram da reunião no Santander, o presidente e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e Marcos Pereira, respectivamente. Na quarta-feira (dia 27), o presidente da ABDI participou de jantar na casa do embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci Neto.

As visitas do presidente da ABDI, Igor Calvet, em Barcelona, foram acompanhadas pela Cônsul Geral adjunta do Consulado brasileiro em Barcelona, Ligia Maria Scherer, e pelo Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini.