ENCONTRE AQUI

Luminária inteligente 5G chega ao Sudeste

Sorocaba, em São Paulo, é a primeira cidade da região Sudeste a receber a luminária inteligente com conectividade 5G

UCM | 24/06/2022

A luminária que será instalada em Sorocaba faz parte do programa Conecta 5G, que permite a realização de testes de aplicações da quinta geração móvel para melhorar a gestão urbana e impulsionar a economia local. Nesta quinta-feira (23/6), o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, esteve na cidade para o lançamento do projeto no município, juntamente com o prefeito Rodrigo Manga, deputado federal Marcos Pereira e vereadores Luís Santos e Fausto Peres.

 

“Essa é uma novidade importante. Sorocaba vai ser a primeira cidade do Sudeste do Brasil a receber internet 5G”, comemorou o prefeito Manga. A luminária com antena integrada 5G será instalada no centro da cidade, na Praça Coronel Fernando Prestes, e contará com câmera de monitoramento “um avanço importante”, reforçou o prefeito.

 

Segundo Igor Calvet, presidente da ABDI, o equipamento, além de trazer iluminação inclui outros benefícios como uma maior segurança pública. “Temos câmeras acopladas e a população vai se sentir muito mais segura.” Outro benefício, de acordo com Igor, será a conectividade para as pessoas. “A luminária vai produzir um wi-fi público para todos que estiverem próximos a ela, num raio de até 600 m”, explicou. “Mais segurança e conectividade”, resumiu o deputado federal Marcos Pereira.

 

As luminárias estão acopladas com pelo menos duas câmeras que vão poder gerar em alta resolução as imagens de tudo o que acontece na região em torno delas. O equipamento estará conectado a uma Central de Controle Comando que, “vai ajudar as autoridades policiais do município a elucidar crimes e, as pessoas a melhor se locomoverem. Além de, num segundo momento, ajudar no trânsito com os semáforos com conectividade ultra rápida”, disse Igor.

 

A primeira luminária 5G do país já está em operação. Foi inaugurada em Curitiba em evento que contou com as presenças do Ministro da Comunicações, Fábio Faria; do Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; do Governador do Paraná, Ratinho Jr; e do Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; além de executivos de empresas parceiras do programa.

O programa Conecta 5G da ABDI tem parceria com o Parque São José dos Campos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e apoio do Ministério das Comunicações. O equipamento foi desenvolvido pelas empresas Nokia e Juganu e utiliza a tecnologia de chipset da Qualcomm. Além de integrar a antena 5G, o equipamento tem câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, sistema wi-fi, sensores de ruído e gestão de serviços semafóricos.